Brian May animalista: o astrofísico do rock entre ouriços, raposas e texugos

Guitarrista e astrofísico do Queen: agora Brian May também adiciona um compromisso com a proteção animal ao seu currículo. Ouriços, texugos, raposas e até coalas … aqui estão todos os animais com os quais May lidou.

Ele se formou com louvor em física pelo Imperial College London. Aos 16 anos construiu sua própria guitarra, a Red Special. Ele fundou o Queen. Ele fez um doutorado em astronomia. Ele escreveu alguns livros e tornou-se Chanceler Honorário da Universidade de Liverpool.  Existe até um asteróide descoberto em 1998 que leva seu nome, 52665 Brianmay. Em suma, Brian May, o astrofísico do rock, é cheio de surpresas. A última batalha que ele decidiu lutar? A defesa dos animais. Ele deseja ser lembrado não apenas por sua carreira musical, mas também por seu: “Compromisso em mudar a forma como nos comportamos com as outras criaturas ”.

Seus esforços para alcançar isso foram incontáveis. Em 2019, por exemplo, ele se tornou vegano, depois de uma longa temporada como vegetariano. O objetivo é estabelecer uma relação de igualdade com a natureza e com todos os seres que a habitam. A paixão pelos animais vem desde a infância, e o estudo da astronomia, por mais paradoxal que possa parecer, a fortaleceu:

Por mil anos, o sistema Ptolomaico foi acreditado em todo o mundo. O sistema diz que a Terra está no centro do universo. Mas não é verdade. Mas essa ideia de que somos o centro da criação permanece – onde está a justificativa para dizer que somos a peça central da evolução? Não há nada que nos diga. Então, por que devemos usar isso para justificar nosso mau comportamento?

Mas a grande virada em seu compromisso com os direitos dos animais começou em 2009, quando ele fundou a organização sem fins lucrativos Save Me Trust. Trata-se principalmente da defesa da vida selvagem, especificamente raposas , texugos e ouriços.

May decidiu fundar a Save Me em resposta à proposta eleitoral do conservador David Cameron, que queria revogar a Lei de Caça. Esta é a lei inglesa que proíbe a caça de animais selvagens com cães. A remoção dessa proibição colocaria em risco a vida selvagem do Reino Unido, especialmente as raposas.

Em 2012, sua organização sem fins lucrativos juntou-se à campanha Team Badger (literalmente “equipe de texugo “), que teve como objetivo proteger esses animais do extermínio que o governo britânico queria realizar. Na verdade, para combater a tuberculose bovina que se alastrava no Reino Unido, uma das medidas propostas era a abolição dos texugos, que alguns julgavam culpados de transmitir a doença.  Em vez disso, Brian May afirmou:

Eu acho que a raça humana tem uma maneira muito ruim de se relacionar com o resto das criaturas deste planeta. Por exemplo, nenhum valor é dado à taxa, o que é um ser maravilhoso.

Além disso, o guitarrista do Queen transformou sua propriedade em Surrey em um refúgio de vida selvagem. Inúmeras espécies são bem-vindas aqui, para serem reabilitadas e depois reintroduzidas na natureza. Além dos já mencionados texugos, ouriços e raposas, existem também algumas corujas.

Coalas foram recentemente adicionados à lista de animais em que May tem trabalhado. Quando ele estava na Austrália para a Queen and Adam Lambert Tour em fevereiro deste ano, pouco antes de subir ao palco em Sydney, ele tocou com um lindo coala em um ombro. O vídeo, que se tornou viral, transmite uma mensagem forte e clara: esses animais, que infelizmente se tornaram um símbolo e tristes vítimas de incêndios na Austrália, devem ser protegidos.

Em suma, que Brian May foi um guitarrista incrível, sem dúvida, mas também devemos admitir que ele é, antes de tudo, uma pessoa igualmente incrível.

Fonte: https://stonemusic.it/41865/brian-may-animalista-lastrofisico-del-rock-tra-ricci-volpi-e-tassi/

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *