B-Sides


O que sao B-sides?

Na Indústria da música, A-side e B-side (em português: Lado A e Lado B respectivamente) são expressões que estão associadas diretamente aos discos de vinil. Historicamente, o B-side dos discos era composto por canções diferenciadas, experimentais, alternativas. As bandas aproveitavam o fato de que as pessoas precisavam parar e mudar o disco de lado para potencializar a quebra de fluxo e entregar leituras diferenciadas de seu próprio trabalho.

B-side remete ao não comercial, ao alternativo, a segunda face de alguma coisa, a diversidade, espontaneidade, ao lado oposto e ao lado bom.

Texto explicativo retirado do wikpedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/B-side

“Hangman” não é um b-side oficial, nunca foi lançado, o Queen costumava tocá-lo ao vivo nos primeiros shows, e este pode ser encontrado em vários trabalhos antigos.


“See What A Fool I’ve Been” (b-side do “Seven Seas Of Rhye”, 1974) disponível como faixa bônus na regravação americana do Queen II ou nos “singles” japonês e UK 3″ (produzidos em 1987).


“A Human Body” (b-side de “Play The Game”, 1980) não disponível em CD.


“Soul Brother” (b-side de “Under Pressure”, 1981) disponível nos singles japonês e UK 3″. (Produzido em 1987).


“I Go Crazy” (b-side de “Radio Ga Ga”, 1984) disponível na versão americana –Hollywood—na regravação de “The Works” ou no CD single UK 3″(produzido em  1987).


“Radio Ga Ga” versão instrumental (b-side disponível somente no single 12″ Radio Ga Ga, 1984). não disponível em CD.


“Machines”, versão instrumental (b-side de “I Want to Break Free” no single americano lançado somente em 1984). Disponível na 12″ Collection CD na trilha sonora de Box Of Flix.


“Thank God It’s Christmas” (um off single de 1984). Disponível na parte 1 do CD single “A Winter’s Tale” da EMI. Também na versão britânica chamanda “It`s Christmas”, “Christmas Wishes” e em versão americana Billboards`s no CD “Queen Talks” da Hollywood Records. Lançado em 1995 no single britânico “A Winter`s Tale”. Lançado oficialmente depois no CD Greatest Hits III.


“Blurred Vision” (b-side de “One Vision” de 1985). Não diponível em CD.


“A Dozen Red Roses For My Darling” (b-side de “A Kind Of Magic” em todo mundo, com exceção dos EUA que foi produzido como b-side de “Princes Of Universe”) disponível nos singles Japonês e UK 3″. (Lançado em 1987).


“Stealin” (b-side de “Breakthru” de 1989), diponível nos singles britânicos de Breakthru (Também em CD), também no raro Cd promocional americano de 4 faixas de Scandal.


“Hijack My Heart” (b-side de “The Invisible Man” de 1989), diponível nos singles britânicos de “Invisible Man” 5″ e 3″. Também no  raro Cd promocional americano de 4 faixas de Scandal.


“My Life Has Been Saved” (b-side de   “Scandal” de 1989), diponível nos singles britânicos de “Scandal” (Também em CD) e no CD single americano lançado para “Scandal” (cassete single e CD single) Também no  raro Cd promocional americano de 4 faixas de Scandal. Uma versão diferente desta música está no álbum Made In Heaven.


“Lost Opportunity” (b-side de “I’m Going Slightly Mad” de 1991) disponível no UK 12″ e no CD single de “I’m Going Slightly Mad” e no CD japonês de 5 faixas para Headlong.


“Mad The Swine” (b-side de “Headlong” de 1991) disponível no UK 12″ e no CD single de “Headlong”, e também na regravação americana do Queen I.


“Rock in Rio Blues” (b-side de “A Winter`s Tale” britânico/europeu; b-side do Queen “Too Muck Love Will Kill You”norte-americano de 1995), somente em singles e videos.


Feelings – Música de 1977 que iria fazer parte do álbum News Of The World, mas por não se encaixar no “clima” do álbum foi rejeitada. Porém, é uma ótima música.


Feel Like – Demo de 1981 da música Under Pressure. Não tem a participação de David Bowie e é bem diferente do resultado final.


Polar Bear – Versão de 1970 do Queen para a música de mesmo nome do Smile (que tinha Brian May e Roger Taylor como componentes), na voz de Freddie Mercury e com Barry Mitchell no baixo (John Deacon só entraria na banda no ano seguinte). Bem mais bonita na voz em falsete de Freddie Mercury.


Silver Salmon – Uma das músicas que fazem parte da trilogia de músicas religiosas do Queen (junto com Mad The Swine e Jesus), de 1971. Bem pesada, no estilo hard rock.


My Secret Fantasy – Música gravada durante as sessões do álbum Innuendo, em 1990. Tem uma batida eletrônica bem legal, sem guitarras.


Robbery – Outra música gravada em 1990 nas sessões do Innuendo. Tem um som mais pesado.


Self Made Man – Outra música gravada em 1990. Nessa, o começo é leve com Brian May nos vocais, depois Freddie Mercury entra numa parte mais pesada, para depois dar vez novamente a Brian May. Parece mais uma música do álbum The Miracle, de 1989.

Freddie Mercury & Michael Jackson

There Must Be More To Life Than This – Gravada por Freddie Mercury e Michael Jackson em 1983. Essa música NÃO vai fazer parte da futura box do Queen (todas as outras músicas acima dessa estarão nela). Uma versão somente com Freddie Mercury está no seu primeiro álbum solo, “Mr. Bad Guy”, de 1985.

State Of Shock – Também gravada por Freddie Mercury e Michael Jackson em 1983 e também não vai estar no box set.


Deixe um comentário: