“Don’t Stop Me Now” é a música mais inspiradora, diz a ciência

A ciência costuma dar “vereditos” favoráveis ao Queen em estudos específicos sobre música. Pesquisadores europeus já descobriram, por exemplo, que a voz de Freddie Mercury era única.

Outro estudo, liderado pelo doutor em neurociência cognitiva Jacob Jolij, da Universidade de Groningem na Holanda, descobriu que “Don’t Stop Me Now” pode ser classificada como a música mais inspiradora da história. A pesquisa é de 2015, mas os resultados, embora divulgados pela imprensa na época, voltaram a aparecer em alguns sites e perfis de redes sociais.

Um ranking chegou a ser formado pelo estudo, colocando “Dancing Queen” (Abba) em 2° lugar e “Good Vibrations” (Beach Boys) em 3° lugar. Há, ainda, canções de Survivor, Cyndi Lauper, Bon Jovi e Gloria Gaynor.

A pesquisa em questão teve o intuito de mensurar as sensações de prazer ao se ouvir determinada música. Uma fórmula chegou a ser gerada para quantificar isso. Veja:

Avaliação = 60 + (0,00165 * BPM – 120) ^ 2 + (4,376 * escala) + 0,78 * número de acordes – (escala * número de acordes)

Resumindo: a fórmula mensura as batidas por minuto (BPM) de uma música, bem como a escala em que foi composta e quantos acordes foram usados. Segundo a pesquisa, esses três fatores são os principais para uma música trazer a sensação de prazer.

O estudo, obviamente, não se resume apenas a essa fórmula. Outro tópico analisado é o tema da letra, que, em casos de músicas que geram prazer, “costumam ser bem pessoais”. “A música está diretamente ligada à memória e emoção. E essas associações determinam, fortemente, se uma música vai te deixar com bom humor ou não”, afirmou o dr. Jacob Jolij.

A fórmula “perfeita” para uma música empolgante é contar com boa letra, escala musical ideal e batida em ritmo considerado perfeito. Músicas natalinas, por exemplo, remetem a épocas de felicidade. Já as composições feitas em terça maior, o terceiro grau da escala maior, são associadas à confiança. Canções com 150 batidas por minuto também trazem sensação de energia.

Veja, a seguir, as 10 músicas mais inspiradoras do mundo, segundo a pesquisa:

10. Katrina & the Waves, “Walking on Sunshine”
9. Gloria Gaynor, “I Will Survive”
8. Bon Jovi, “Livin’ on a Prayer”
7. Cyndi Lauper, “Girls Just Wanna Have Fun”
6. The Monkees, “I’m a Believer”
5. Survivor, “Eye of the Tiger”
4. Billy Joel, “Uptown Girl”
3. Beach Boys, “Good Vibrations”
2. ABBA, “Dancing Queen”
1. Queen, “Don’t Stop Me Now”

 

Fonte: https://whiplash.net

 

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *