Aos 85 anos, morre a soprano espanhola Montserrat Caballé

A soprano espanhola Montserrat Caballé faleceu nesta madrugada (6) aos 85 anos de idade, ela estava internada no Hospital Sant Pau, em Barcelona, desde setembro devido a um problema na vesícula. Caballé já havia sofrido em Outubro de 2012 um acidente vascular cerebral (AVC) durante uma apresentação na Rússia. A causa oficial da morte ainda não foi revelada.
 
Montserrat se juntou a Freddie Mercury em 1988 selando uma incrível parceria para um novo album, o disco Barcelona, a realização de um sonho de Mercury gravar ópera com Montserrat. Em 8 de Outubro de 1988, ambos se apresentaram ao vivo juntos no festival La Nit, ocasião que recebia a bandeira olímpica vinda de Seul para os próximos jogos olímpicos em Barcelona. Durante a apresentação, Mercury e Caballé cantaram três canções do álbum, “Barcelona”, “How Can I Go On” e “The Golden Boy”, essa teria sido a última performance de Mercury ao vivo. A canção “Barcelona” foi apresentada por Caballé na cerimônia de abertura dos jogos em 1992, meses após a morte de Freddie Mercury. A música foi novamente apresentada em 1999 na final da Liga dos Campeões da UEFA, na abertura do confronto entre Manchester United e Bayern de Munique, onde Caballé contou com a participação do amigo Mercury através do telão.
 
A soprano estreou profissionalmente em 1956, fez mais de 4 mil apresentações e era uma das últimas grandes divas da ópera. Considerada por muitos críticos como a melhor soprano do século 20, Caballé ganhou um Grammy e o Príncipe das Astúrias das Artes, a mais alta distinção concedida na Espanha, em 1991.
 
O serviço fúnebre da capital catalã informou que o velório da cantora será no domingo às 14h00 (9h00 de Brasília) na funerária Les Corts. O funeral está marcado para segunda-feira no mesmo local ao meio-dia.
 
FONTE: globo.com
 

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.