[Vídeo] Resenha do show da banda “Maestrick” que tocou o álbum Queen II na íntegra – Por Kiko / Marcos Imamura

Resenha do show da banda “Maestrick” que tocou o álbum Queen II na íntegra.

Por: Kiko / Marcos Imamura

Assim que soube que soube que haveria um show no SESC de São José do Rio Preto, onde moro, em que uma banda tocaria o álbum Queen II na íntegra, é claro que fiquei doido. Além de mais que fã do Queen, o álbum Queen II é o meu preferido e contém a minha música preferida também, The March of the Black Queen. Fui, então, pesquisar quem era a banda que iria tocar. Quando descobri que a Maestrick era local, de S.J. Rio Preto, procurei contato na hora e conversei um pouco pelo facebook com o vocalista, Fábio Caldeira. Cara gente finíssima, já busquei mais informações sobre o show e, de cara, já dei os parabéns pela iniciativa e pela coragem, porque só querer assumir essa responsabilidade já indica muito da capacidade da banda.

O Maestrick é uma banda com trabalho autoral próprio, caindo mais pro rock pesado, mas com um som bem eclético, que passa por ritmos e estilos variados, mesmo dentro de uma mesma música, mas sempre com um cuidado especial com os vocais, como se pode ver nas duas músicas próprias que tocaram no show também (vejam os vídeos no final). Por esse estilo é que o Queen II se encaixa muito bem no perfil da banda.

A banda foi formada aqui na cidade de São José do Rio Preto/SP, no ano de 2006, e é formada por Fabio Caldeira (vocal e piano), Renato “Montanha” Somera (baixo e vocal), Heitor Matos (bateria e percussão) e Paulo Pacheco (guitarra). No show do Queen II, a banda esteve acompanhada de Maurício Lopes (teclados/backing vocals), Dani Castro e Carol Penhavel (backing vocals) e Rubens Silva (guitarra).

Quem tiver interesse em conhecer mais da banda, pode ver o site deles (www.maestrick.com.br) e ver também os dois últimos vídeos aqui deste post, com músicas autorais deles que tocaram no SESC. Também podem ouvir algumas das músicas na página da banda no Soundcloud: https://m.soundcloud.com/powerprog/sets/maestrick-h-u-c-ep

Enfim, como não podia deixar de ser, o show caiu nos ouvidos dos fãs de carteirinha do Queen, alguns porque fiz propaganda, outros por outros meios. Fato é que algumas pessoas me pediram pra gravar o show inteiro, já que não poderiam estar presentes. Depois, o Hélio Lima, do grupo Queen Eternamente, do facebook, me pediu pra escrever uma resenha sobre o show, que é o que estou cumprindo agora com esse post 🙂

No dia do show, estava viajando a trabalho e só cheguei em S.J. Rio Preto quase 20h. Fui pra casa, tomei banho, peguei a câmera e o tripé e fui pro SESC. De cara já fiquei impressionado como estava cheio. Acredito que a maior parte de pessoas que já conhecem e reconhecem o trabalho do Maestrick, além dos fãs do Queen e de rock, claro.

Arrumei tudo bem na frente do palco, mas a organização não me deixou usar o tripé, dizendo que atrapalharia a circulação. Então, desmontei o tripé e filmei tudo com a câmera na mão mesmo (o que justifica tremidas, principalmente nas músicas que curto mais :D).

Antes do show estava ansioso, imaginando se tocariam o álbum todo direto, como no disco. No final, algumas a banda emendou, em outras fez parada entre as músicas. De certo modo, faz sentido ter dado as quebradas para poder falar com o público. Mas, o mais importante foi ter mantido a sequência das músicas do disco no show.

Vale destacar também as ótimas explicações do Fábio (vocalista) sobre o disco, o conceito, a diferença entre os lados, e também sobre as músicas, em especial sobre a Fairy Feller’s Master Stroke, excelente. Isso tudo foi perfeito para o projeto que se pretendia, de tocar o Queen II na íntegra.

Antes de falar um pouco mais de cada música, algumas ressalvas. Primeiro, o show foi foooodaaaaaa. Não tem o que falar dos caras. Como disse, só de topar tocar o Queen II, os caras já merecem aplausos. E o Maestrick deu conta do recado. Veria o show e verei o show quantas vezes puder. No geral, os arranjos muito bem trabalhados, preocupação merecida com os vocais, timbre das guitarras muito bem arranjados à la Brian, o Fábio mandando hiper bem na árdua e dificílima tarefa de ser a voz de Freddie Mercury, e sem contar o super profissionalismo da banda.

Dito isto, minha maior ressalva é: vou fazer comentários e críticas ao show, críticas de um fã fanático pelo Queen, com anos de experiência ouvindo Queen no detalhe, e que, como tal, acha coisas pra criticar mesmo num show excelente como foi esse. Então, ressalto que nada das minhas críticas tira o mérito da banda e do show. São coisas bem pontuais, mas que espero possam ser construtivas pra banda (para as próximas apresentações do mesmo show).

QUEEN II

Procession

O show começou com a gravação de Procession. Tudo bem que o Queen usava o áudio da gravação original para abrir os shows na época. Mas eu teria tocado a música ao vivo no show. Tá certo que não é fácil a orquestração da guitarra, mas, bem ou mal, a banda estava com dois guitarristas, mais o tecladista que podia dar um apoio com teclado ou guitarra. Eu arriscaria e seria um diferencial legal logo de cara.

Father to Son

Logo quando o show mesmo ia começar, entrou por acidente uma música nada a ver e quebrou um pouco a expectativa. Mas acontece. Talvez pelo nervosismo, o primeiro acorde da guitarra já foi desencontrado com a bateria.

Aliás, um aparte ao show. Como fã e também como baterista fanático por Queen, uma coisa que não gosto, e sei que isso é normal mesmo para as bandas tributo ao Queen, é que o cuidado que as bandas têm de tocar as guitarras, pianos, baixos e etc igual ao Queen acaba faltando pra bateria. Parece que a bateria não tem arranjo próprio, mas pra mim tem. Aliás, por isso que gosto tanto do Neil Peart, do Rush. O cara toca um arranjo na bateria. Não é nada aleatório.

Em Father to Son, por exemplo, senti muita falta de a bateria ser como a da gravação. Isso faz falta principalmente nos momentos em que é a bateria que faz a transição entre algumas variações da música.

Ponto alto da música foram os vocais, que ficaram excelentes, e o som das guitarras, e também os solos, que ficaram muito bem encaixados.

White Queen

A música já começou bem demais, com os efeitos na guitarra excelentes, no clima exato da gravação. Ficou perfeito. O uso do teclado para fazer os vocais antes da parte pesada da música também ficou perfeito.

De novo, me dói a bateria não ter sido igual à da gravação. Mas, em White Queen isso não pesou muito.

As improvisações no meio da música ficaram muito boas. A banda sacou bem que a música permitia isso e aproveitou bem para os solos improvisados de guitarra.

E a música terminou perfeita, as it began! 🙂

Some Day One Day

O violão inicial ficou excelente, assim como a guitarra.

Apesar de o estilo ser muito diferente do Freddie, a voz do Fábio coube bem na música também como Brian May.

Pode parecer detalhe, mas o pandeiro tocado pela backing vocal ficou perfeito, principalmente no final da música. Excelente.

Só achei que a finalização da música ficou estranha. Senti falta da volta da música depois da parada. Mas dá pra entender, porque se voltasse, seria difícil também fazer um final da música, no lugar de ir abaixando o som.

The Loser in the End

Confesso que essa é a música que menos curto do disco. Na verdade, confesso que isso é comum pra mim, porque até o final dos anos 70, as músicas do Roger (e olha que eu sou baterista por causa dele) sempre foram as que menos me atraíram nos discos do Queen (tipo Drowse, Fight from the Inside, More of that Jazz), apesar das ótimas exceções tipo Sheer Heart Attack e I’m In Love with My Car.

Mas, voltando ao show, justamente por ser do Roger é que, nessa música, fez falta a bateria ser exatamente como no disco. O início da música, por exemplo, pra mim, não permitia improvisações ou mudanças. Pra mim, tirou a caracterização da música.

Também por ser música do Roger, o vocal ficou prejudicado. Não é culpa do Fábio, mas o timbre e altura da voz do Roger dificultam qualquer um de cantar no estilo parecido.

Apesar de as guitarras estarem como no arranjo do disco, faltou uma cama de som no fundo, um teclado talvez, como se percebe no disco. Acabei sentindo que as guitarras soaram muito em socos, quebrando um pouco a música de um jeito que não tá no disco.

Houve umas falhas da banda no arranjo, como o desencontro da guitarra com a bateria no final, mas nada comprometedor.

Ponto alto foi a banda ter aproveitado bem que o final da música libera pra uma improvisação e fizeram ótimos solos de guitarra.

Ogre Battle

Começo da música excelente, como o Queen fazia ao vivo, mas com um pequeno erro na guitarra, que cortou um pedaço da música. Tirando isso, a música inteira foi boa demais, pesada como deveria!

The Fairy Feller’s Master Stroke

O instrumental e os vocais ficaram fenomenais. As meninas cantando a parte alta da música também ficou excelente! E o ponto alto da música, e um dos melhores do show, foi o trecho só em vocal no meio da música. Excelente ideia da banda e muito bem executada.

Nevermore

Essa eu realmente gostaria que já tivesse efetivamente começado emendada com Fairy Feller’s, sem espera, porque acho que faz parte do “pacote” de Fairy Feller’s. Tirando isso, a música foi muito bem executada. Acho só que os vocais ficaram um pouco sumidos. Podiam ter tido um pouco mais de foco, estarem mais altos, porque são ponto alto desta música pra mim.

The March of the Black Queen

Minha música preferida do Queen. O vídeo está bem mais tremido porque eu estou realmente na curtição da música.

Destaque para o piano perfeito que ficou! Timbre das guitarras perfeito também. Só houve umas falhas de algumas notas nos solos de guitarra.

A parte vocal na parte mais lenta no meio ficou muito boa, principalmente considerando a dificuldade que é de fazer esses vocais.

Outro detalhe muito bom foi a voz do tecladista (Maurício) fazendo a parte do Roger depois que volta o rock pesado. Caiu muito bem.

Enfim, uma bênção ouvir ao vivo minha música preferida tocada neste nível de qualidade.

Funny How Love Is

Nessa ficou perfeita a emenda com March of the Black Queen. Ficou perfeito com as backings cantando. O arranjo ficou muito bom também.

Seven Seas of Rhye

O timbre do teclado soou um pouquinho estranho no começo e houve uns desencontros no arranjo no meio da música. Mas a música ficou muito boa.

No final, como sugestão, acho que seria legal terminar o show com a gravação de “”Oh, I do like to be beside the seaside”, como no final do disco do Queen. Acho que daria um clima bem legal pra encerramento da apresentação, fechando o álbum (ainda mais que começou também com a gravação inicial de Procession).

BÔNUS

Além das músicas do Queen II, o Maestrick deu de lambuja no show mais duas músicas do Queen: Love of My Life e Bohemian Rhapsody.

Love of My Life

Não tinha como ser diferente. A música é linda e com o local lotado e cantando junto, a apresentação ficou ótima. Só o arranjo foi modificado, não sei se por erro ou propositalmente.

Bohemian Rhapsody

O Maestrick encerrou a apresentação da melhor forma possível, com uma ótima rendição de Bohemian Rhapsody. A backing vocal cantando parte da música caiu muito bem também.

Mérito também de terem feito ao vivo a parte da ópera no meio. A minha banda, Bohemian Queen, sempre tocou ao vivo Bohemian Rhapsody na íntegra, inclusive a ópera, e sei muito bem a complexidade que é fazer isso. Claro que ajudou o fato de ter backing vocals, que facilita, mas o trabalho não fica menos complexo. E ainda fizeram o vocal inicial da música. Bom demais.

MÚSICAS AUTORAIS

O Maestrick apresentou no show duas músicas de composição própria, Puzzler e Aquarela. As duas estão no Soundcloud pra quem quiser ouvir.

Puzzler

Essa música é um bom exemplo da complexidade que é o Maestrick. Ao mesmo tempo que a música é pesada, o ritmo soa praticamente regional brasileiro, permitindo a brincadeira até com o público cantando Puzzler.

Aquarela

Os vocais da música são muito bons e a música é cativante. Dá vontade de sair cantando. Os arranjos variados e bem elaborados ao longo da música. Deu pra ver no show também que o público conhece a banda e sabia cantar a música já.


VÍDEOS

Procession + Father to Son + White Queen (primeira parte)

 White Queen (continuação)

 Some Day One Day

 The Loser in the End

 Ogre Battle

 The Fairy Feller’s Master Stroke + Nevermore

 The March of the Black Queen + Funny How Love Is

 Seven Seas of Rhye

 Love of My Life

 Bohemian Rhapsody

Puzzler

 Aquarela

 

 

Fonte: https://pianobranco.wordpress.com
Dica de: Roberto Mercury

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Brian de barba?

Postado por - 25 de maio de 2010 6
Isso mesmo!! vocês já haviam visto o Brian de barba? Rescentemente adqueri um livro, de 1981, intitulado “Queen – The…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *