Site literar.com.br faz resenha do Livro: “Queen – História Ilustrada”

Por: Luiz Marcatto  www.literar.com.br


Quando coloquei um disco do Queen para tocar pela primeira vez, eu não conseguia acreditar como nunca tinha parado para escutar aquilo antes. É claro que eu conhecia We Are the Champions e batia as mãos na mesa quando alguém soltava os versos de We Will Rock You, mas minha experiência mudou completamente quando o Greatest Hits tocou do começo ao fim. Passei a escutar várias vezes por dia. Bohemian Rapsody era quase trilha-sonora do meu carro – e rapidinho minhas irmãs ficaram tão loucas por aqueles gritos de “Oh Mamma Mia!” quanto eu.

Com isso já é possível entender a minha felicidade ao saber da existência da biografia ilustrada do Queen lançada pela Globo Livros em 2011. Folhear o livro foi, guardadas as devidas proporções, como aqueles primeiros acordes de Don’t Stop Me Now: uma crescente de empolgação que parece ter o céu como limite. De fato: o livro é maravilhoso. Mas como nem só de fotos raras e diagramações inusitadas vive uma biografia, vale ressaltar: os textos também são primorosos.

 literar-queen01

O livro é assinado pelo jornalista norte-americano Phil Sutcliffe (escritor também das biografias de AC/DC e The Police) e conta com mais de 500 fotos do quarteto britânico liderado por Freddie Mercury. Afinal, falar em Queen sem citar Freddie é impossível – e chegar ao terceiro parágrafo dessa resenha sem ter (ainda) falado nele foi realmente um desafio. Queen – História Ilustrada da Maior Banda de Rock de Todos os Tempos prova que, mesmo com a morte de Freddie em 1991 a banda não foi esquecida, mas (sempre há um “mas”) não há ninguém que possa ocupar seu lugar à altura.

Freddie (cujo nome de batismo é ainda mais exótico para ouvidos ocidentais: Farrokh Bulsara) é natural de Zanzibar (hoje parte da Tanzânia). Filho de pais indianos, Farrokh se mudou para Londres com a família aos dezessete anos. Na capital inglesa, em 1971, Freddie se junta a Brian May (guitarra), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (baterista). Nasce o Queen, a maior banda de rock do mundo – e assino em baixo do título sem medo errar!

literar-queen02

A seleção de Phil Sutcliffe tem dois grandes pontos positivos: o primeiro já citamos – a sensacional coletânea de imagens da banda ao longo dos diversos anos de carreira – e o segundo é a forma como o livro é organizado. Após uma introdução inicial sobre a formação da banda e a história de cada um dos integrantes, existe uma linha temporal guiada pelos discos lançados. Para cada momento, Phil nos mostra um acervo visual gigantesco. Das diferentes capas dadas ao álbum em cada país aos singles promocionais. Meu destaque fica para os cartazes de shows: para quem se interessa pela área de produção gráfica, essa vira uma aula a mais embutida na história do Queen.

literar-queen03

O livro é, de fato, uma linda peça de colecionador. A capa é revestida com papel sintético que simula a trama de um tecido, com impressão em branco somente na lombada. Por fora, uma jaqueta em papel com uma foto da banda e o título em hot stamp dourado – mais queen-like, impossível. Por dentro, as guardas vêm impressas com fotos de shows. Correndo o risco de soar clichê, digo que nunca achei Love of My Life uma trilha sonora tão apropriada.

saiba-mais

– Durante os anos de maior sucesso da banda, o Queen se apresentou por duas vezes no Brasil. A primeira delas em 1981, com show no Morumbi (São Paulo) que reuniu 200 mil pessoas. A segunda – e definitivamente mais marcante – foi durante o Rock in Rio de 1985. Mais de 1 milhão de pessoas acompanharam os dois shows da banda – sim, dois shows! Freddie, Brian, John e Roger se apresentaram nos dias 12 e 19 de janeiro e fizeram a cidade do rock tremer. Duvida? Então assista pelo YouTube o show completo, com uma hora de duração – aqui.

– Após a morte de Freddie Mercury, foram feitas diversas novas formações da banda – principalmente para apresentações em ocasiões especiais. Paul Rodgers foi quem acompanhou a banda por mais tempo (e tem vídeo dele com Radio GaGa). Além dele, Adam Lambert deu pinta como vocalista na apresentação do Queen no EMA em 2011 (e aqui você pode vê-lo cantando The Show Must Go On), e Jessie J completou a formação quando a banda se apresentou na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 (que você assiste aqui).

QUEEN – HISTÓRIA ILUSTRADA

Autor: Phil Sutcliffe
T. original: Queen – The Ill. Biography
2011, 286 páginas, Globo Livros

Onde comprar?
Saraiva
Submarino
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)
Book Depository (em inglês)

 

 

Fonte: www.literar.com.br
Dica de: Roberto Mercury

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *