Iron Maiden, Metallica e Queen: clássicos por orquestra no Ceará

Durante a apresentação, os músicos da orquestra vestiam camisas de bandas de rock and roll. FOTO: Uli Batista
Durante a apresentação, os músicos da orquestra vestiam camisas de bandas de rock and roll. FOTO: Uli Batista

Na quinta-feira, 27 de agosto, o icônico Theatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza, ficou lotado por fãs de música erudita, rock e heavy-metal. A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) emocionou o público presente com clássicos do QUEEN, IRON MAIDEN, METALLICA, DEEP PURPLE e BEATLES.

Com o grande sucesso da apresentação, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho anunciou um segundo concerto, a ser realizado na última semana de outubro e em um espaço ainda maior.

Orquestra Eleazar de Carvalho prepara nova apresentação com repertório rock and roll para outubro

Após o sucesso da apresentação do espetáculo Jazz Rock Concert no Theatro José de Alencar na última quinta-feira (29), a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) prepara um novo espetáculo com repertório permeado por músicas do rock e metal. A apresentação está prevista para acontecer na última semana de outubro e dessa vez será em espaço aberto para comportar um número maior de espectadores, segundo o maestro da Orquestra, Arthur Barbosa. Devido a capacidade do teatro – que comporta 800 pessoas -, uma grande fila de fãs ficou do lado de fora.

Nessa nova apresentação, o repertório será marcado por composições de grandes nomes da Soul music e do Pop, como o grupo Coldplay. Segundo o maestro, todas as músicas de rock tocadas na última apresentação serão executadas novamente ao vivo. Apesar das informações divulgadas, o local e a data do novo concerto ainda não foram confirmados.

Na última quinta-feira (27), o público lotou as galerias do Theatro José de Alencar para conferir uma apresentação “histórica”, conforme a própria orquestra afirmou em um comunicado no seu perfil no Facebook. “Jazz Rock Concert foi uma experiência histórica, que requer uma reflexão profunda. A celebração, a comunhão orquestra e público, o encontro não concretizado. São muitos os sentimos, e uma única certeza: Fortaleza e Ceará clamam, vivem, respiram música”, postou a Orquestra em seu perfil.

Os músicos executaram canções como “Fear of The Dark” – do Iron Maiden -, “Master of Puppets” – do Metallica -, “Smoke on The Water” – do Deep purple – e “Hey Jude” – dos Beatles-.

“Nós queremos uma orquestra popular”, diz maestro

O evento contou com a participação da solista Suzanna Barnes. FOTO: Uli Batista.
O evento contou com a participação da solista Suzanna Barnes. FOTO: Uli Batista.

“Fazemos música erudita, que é nossa mola mestre, mas queremos uma orquestra que as pessoas conheçam”, disse Arthur Barbosa. O maestro afirma que apresentações com repertório formado por músicas populares, como a realizada na última quinta-feira, aproxima o grande público à música erudita. “Depois do concerto muitas pessoas vieram falar comigo dizendo que nunca tinham assistido uma orquestra ao vivo e que passaram a ver o nosso trabalho com outros olhos”, diz.

“Na verdade, as pessoas gostam de música erudita, elas não têm acesso à ela, o que acaba provocando medo e até um certo preconceito no público”, afirma o maestro.

A apresentação com músicas de rock and roll foi a segunda, em 2013, a lotar o Theatro José de Alencar. Em março, o concerto de música erudita com a participação do violonista italiano Emmanuele Baldini, aluno de conceituados conservatórios e vencedor de diversos prêmios musicais internacionais, lotou as galerias do teatro fortalezense.

A Orquestra segue realizando suas apresentações tradicionais com músicas eruditas em outras apresentações. Para acompanhar as atividades dos músicos, basta clicar no link.

 

 

Fonte:  http://whiplash.net  |  http://blogs.diariodonordeste.com.br/
Dica de: Roberto Mercury

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *