Edinho Santa Cruz fala sobre sua canção para Freddie Mercury em entrevista

Edson Benedito Siqueira, 60 anos, casado, pai de 3 filhas, é músico, cantor e compositor, sendo uma grande referência no cenário musical onde suas músicas embalaram as trilhas sonoras das novelas globais e uma legião de fãs no Brasil e exterior. Nascido em Passos, MG  e residindo em São Paulo, esse talentoso intérprete e autor tem muitas histórias pra contar, então vamos embarcar nessa viagem e conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho.

Edinho, você começou muito cedo na música, com apenas 10 anos. Foi por vontade própria ou incentivo de alguém?

O motivo inicial foi o amor pela música e a necessidade de trabalhar profissionalmente. O que mais me encantou foi poder fazer o que eu mais gostava e, com isso, poder ajudar a minha família.

No início você tinha a Banda Edinho e seus Brasinhas. Quantos anos tinha nessa época e que estilo de músicas tocavam?

Edinho e seus Brasinhas foi o início da minha carreira. Tocávamos músicas da Jovem Guarda e músicas internacionais, fazendo bailes pela região de Minas e São Paulo.

Estudou música?

Não tive condições de estudar música. Sou autodidata. Os anjos e a vida me ensinaram.

Você tem uma escola de música destinada a crianças carentes na sua cidade?

Recebi do Rotary Club de Passos, representado pelo presidente Audair Plínio Cardoso e do Décimo Segundo Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, sob o comando do Tenente Coronel Ronaldo Rezende, que tiveram a iniciativa de fundar uma escola de iniciação musical para crianças carentes, levando o meu nome ”ESCOLA DE INICIAÇÃO MUSICAL EDINHO SANTA CRUZ”.

Fiquei muito emocionado, agradecido e honrado pela lembrança. Com certeza, este é um momento ímpar na minha vida, e espero poder contribuir para que muitas crianças tenham a oportunidade de ter o seu primeiro encontro com a música e se verem transformadas, assim como eu fui há muito tempo atrás, quando peguei pela primeira vez num pequeno instrumento musical e descobri essa paixão.

Participou de shows de calouros na TV?Edinho Santa Cruz

Em 1973 participamos do Programa “Brincando com os Galãs”, apresentado por Airton Rodrigues, na extinta TV Tupi, o que nos levou a mudar definitivamente para São Paulo.

Onde se apresentou profissionalmente pela primeira vez?

Franca – SP

A grande projeção da carreira foi no Programa Fantástico (Globo)?

Sim, A grande projeção aconteceu através da primeira apresentação no Fantástico, programa da Rede Globo, em uma superprodução dirigida por Roberto Talma, em 1978. Essa participação deu origem a uma série de convites para outros programas de grande repercussão nacional como Globo de Ouro, Chacrinha, Hebe Camargo, Raul Gil, Flávio Cavalcante, Perdidos na Noite, Silvio Santos, entre outros, e turnês internacionais.

Você tem uma lista extensa de músicas em temas de novelas da Globo. Quais foram?

Sim, tenho alguns temas na Globo e na TV Record, como:Levantar o Astral (tema de abertura de Amor com Amor se Paga), Mais Uma Chance (Champagne), Doce Pecado (A Gata Comeu). Com o pseudônimo de Eddy Benedict : So Long (Bebê A Bordo), Nunca É Tarde Pra Sonhar (Que Rei Sou Eu?), My Brother, My Friend (Barriga de Aluguel) e Shining Moon (O Mapa da Mina).

Edinho Santa Cruz TV Record: Acredite Em Mim, versão de How Deep Is Your Love, (trilha sonora da novela Luz do Sol), Por quê?, tema romântico da novela Ribeirão do Tempo, da Rede Record. Nessa novela é de sua autoria também a música Quem Sou Eu?, tema do protagonista Taumaturgo Ferreira.

Inclusive gravou em espanhol para novelas exibidas no exterior?

Gitana (tema da novela Explode Coração) e Para Ti (novela Rei do Gado da Rede Globo)

A convite do produtor musical Cesar Camargo Mariano, você se apresentou no Festival dos Festivais, onde foi um dos finalistas. Que música apresentou?

Caribe, Calibre, Amor.

Por 4 anos sua banda participou do Programa Domingão do Faustão(Globo). Como conciliava a agenda de shows e viagens?

Infelizmente não tivemos condições de conciliar a agenda de shows com o programa, pois naquela época era realizado totalmente ao vivo, no Rio de Janeiro, e morávamos em São Paulo.

Você gravou um CD Tributo aos Bee Gees. Uma das faixas foi tema de novela da Record?

Sim, com a música Acredite Em Mim, versão de How Deep Is Your Love, trilha sonora da novela Luz do Sol.

E sobre o Tributo ao Freddie Mercury do grupo Queen?Edinho Santa Cruz

Esta música tem um significado especial pra mim. Surgiu através de um sonho que tive com o grupo Queen, e ao me levantar fui direto ao piano, com aquela energia fluindo dentro de mim, e em apenas 40 minutos a música estava concluída. Para minha surpresa, dois dias após vim a saber que aquele dia era exatamente o primeiro aniversário de morte de Freddie Mercury. Gravei Song for Freddie com a participação dos meus amigos do grupo Roupa Nova.

O manager do Queen o convidou para visitar o Mountain Studios na Suíça?

Sim. Tive a honra de ser convidado por Jim Beach, manager do Queen, para assistir o Festival de Jazz de Montreux na Suiça e visitar o Mountain Studios, onde o Queen gravou grandes obras de sua carreira. Lá, fui apresentado ao David Richards, produtor do Queen e de Freddie Mercury.

E o projeto ESC 44 Na Estrada do Rock, onde reviveu o movimento cultural dos anos 60, 70 e 80?

O projeto “Na Estrada do Rock in Concert” foi idealizado em 2007, com a proposta de promover o encontro entre o rock dos anos 60, 70 e 80 com o toque das cordas, madeiras, metais e percussão de orquestra. Nasceu em São Paulo, no Pub “Miller Goddard” e em Embu das Artes, no “Afinal”, que faz parte do complexo “O Garimpo”.

Você gravou um CD com o pseudônimo de Eddy Benedict, onde trazia temas de novelas da TV Record e SBT. Foi um trabalho solo?

Sim. “Por Que?” foi um trabalho solo autoral. So Long, tema de Uma Rosa com Amor, do SBT, e Por quê?, tema romântico da novela Ribeirão do Tempo, da Rede Record.

Edinho Santa CruzTeve uma das suas músicas, que foi um tremendo sucesso na Costa Rica, ficando por um bom tempo em primeiro lugar. Quando se apresentou profissionalmente pela primeira vez no exterior?

A música Você e Eu, versão de You and I (Bee Gees), permaneceu nas paradas de sucesso por 24 semanas, chegando ao primeiro lugar. O sucesso internacional já existe há anos, inclusive com gravações no exterior. O baterista Denny Serafine do Grupo Chicago, fez uma participação com vocês?

Sim. Participou do LP “Flor Incendiária”, gravado nos estúdios da Yamaha em Los Angeles, e do show ao vivo no Hollywood Studios.

O show Na Estrada do Rock in Concert, se apresenta com uma grande orquestra. Quantos músicos no geral fazem parte desse show?

O DVD foi gravado com a participação de 28 músicos mais o maestro.Temos apresentado shows com esta mesma formação, e também com sinfônicas de mais de 50 músicos.

O show está registrado em DVD?

Sim, temos o CD e DVD “Na Estrada do Rock in Concert”, lançado pela Universal Music.

Você fundou a Empresa Edinho Santa Cruz Estúdios e Produções,inclusive conquistado grandes empresas como clientes. Quais as metas da empresa?

Continuar com apresentação de shows em eventos corporativos e produção musical

E a grande produção Musical Brazilian Latin Extravaganza, que foi realizada em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil?

Foi um grande momento da nossa carreira, onde apresentamos em Miami e Nova York, levando um pouco da nossa rica música brasileira.Edinho Santa Cruz

Gostaria que falasse sobre sua última turnê internacional.

A apresentação mais recente foi na Argentina, a bordo do Navio Splendour of the Seas (Royal Caribbean) que nos rendeu convites para Europa e Estados Unidos.

Edinho…quantos anos de carreira?

Meu irmão Cilinho e eu completamos 50 anos de carreira.

Projetos novos a vista?

Com certeza. Estamos trabalhando na produção do “Na Estrada do Rock in Concert II” e no meu projeto instrumental autoral também com orquestra.

O que os fãs podem esperar de novidades?

Lançamento de novos projetos, além de turnês nacionais e internacionais.

Terminamos por aqui. Arigato

Obrigado pela oportunidade de contar um pouco da minha história. Grande beijo. Sucesso sempre! – Edinho Santa Cruz

Mais informações:
Edinho Santa Cruz Fones: +55(11)5044-2121/+55(11)98222-4442/ +55(35)8816-5525 E-mail: contato@edinhosantacruz.com.br Site: www.edinhosantacruz.com.br English: www.esc44.com

Vídeos com Edinho Santa Cruz e Banda:

Abaixo show completo do DVD de Edinho:

E Aqui Song for Freddie (legendada)

 

Fonte: http://portalmie.com
Dica de: Roberto Mercury

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Queennet no Topo!!

Postado por - 10 de outubro de 2003 0
   O site Queennet está no topsite do site Queenfans.com. Nós, da  Equipe Queennet, agradecemos o apoio e o carinho…

There are 1 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *