A importância dos frontmans

por Julliana Martelli, colunista colaboradora do Espaço MOG

Você já parou para pensar na importância que um frontman carrega? Pois é, não basta saber cantar e ter um rostinho bonito, o frontman é mais que isso. Ele lídera a banda e tem a importante missão de prender e surpreender o público durante o show.

Os olhares curiosos e maldosos estão direcionados aos seus movimentos, qualquer falha é motivo para uma chuva de reclamações.

A cultura pop coleciona frontmans que colaboram com atitudes, referências e às vezes ocupam um espaço de mito sem ao menos perceber. Atualmente temos uma nova geração de frontmans, cada um eficiente em seu segmento.
Nesses últimos anos fomos invadidos por vários estilos, como por exemplo Brandon Flowers do The killers, que possui o estilo único com um toque de cinismo ao interpretar uma música, e no palco é aquela explosão toda que um frontman precisa. Não podemos esquecer do roqueiro mais sexy segundo o site de música Gigwise, Caleb Followill, vocalista do Kings of Leon, que tem um estilo charmoso, ao mesmo tempo desafiador nos palcos.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_RM6qsq-JPY]

Frontman é isso, é aquele jeitinho elétrico e desligado do Julian Casablancas (The Strokes), ou então, aquela presença calma do Chris Martin (Coldplay), mas que de tão calma, precisa explodir e expandir energia às vezes.

E como esquecer os frontmans que se tornaram mitos? O jeito perigoso e controverso de Axl Rose, a energia ligada ao erotismo de Mick Jagger, a vontade de cantar em protesto que Bono (U2) e Liam (Oasis) praticavam (e ainda praticam) com louvor. Fora os frontmans que quebravam barreiras, como Freddie Mercury (Queen) que desafiava o mundo com o seu corpo, sua voz e até mesmo com as suas preferências, tornando-se uma lenda. Ou então, Michael Jackson que mesmo sendo uma criança, já estava a frente do Jackson Five e o melhor de tudo, não deixava a desejar em nenhum aspecto.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lDckgX3oU_w]

Mas é claro que é de extrema importância a presença do frontman, além da presença, a personalidade dele. Pois seu estilo único, marca uma geração e mantém viva a obra da sua banda.


Fonte: www.espacomog.com.br
Dica de: Roberto Mercury

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *