Queen influenciou artistas de várias gerações e estilos

O Queen é produto de influências tão diversas que consequentemente, influenciou artistas desde o heavy metal até a música pop. A banda possuía músicos de muita técnica e um vocalista avassalador, o que atraía a admiração de várias vertentes do rock pesado. E também o grupo explorou um lado mais pop, nos anos da década de 1980, com músicas extremamente radiofônicas, caindo no gosto mais popular. Another One Bites to Dust entrou em três rankings diferentes da Billboard, entre os mais vendidos. Pode-se dizer que o reinado da banda agradou a todos e este foi o significado de tamanho sucesso.

Quando hoje você vê o cantor Mika, sua presença afetada e seus agudos, é impossível não remeter a Freddie Mercury. As experimentações da banda Muse, mesclando rock com música eletrônica e tornando as músicas epopéias, idem. Escute Iron Maiden, Metallica, ou várias outras bandas de metal e hard rock, pode-se perceber que as melodias, principalmente de guitarra foram influenciadas por Brian May. Assim como o Led Zeppelin, o Queen jogou blues dentro de um caldeirão de influências que ajudou a moldar o rock pesado.

E as baladas do Guns N’ Roses, duelando os pianos e os solos de guitarra? E as bandas de punk rock como Green Day, que fizeram da sua música narrativas e do seu show, espetáculo? E o que dizer de Robbie Williams, The Killers? Todas as bandas pop beberam na fonte da rainha, certamente George Michael já cantou muitas vezes no espelho Crazy Little Thing Called Love.
O Jet fez muito sucesso com a balada Look What You’ve Done. Escute Jealousy, faixa desconhecida do Queen, do álbum Jazz (1978). Estão lá, todos os timbres, são também alunos da realeza britânica.

O Manic Street Preachers e seus arranjos orquestrados e vocais gritados, ou mesmo a urgência juvenil embasada por solos de guitarra do My Chemical Romance, todo o barulho que tornaram Foo Fighters e Smashing Pumpkins bandas históricas… Basta ouvir, são 40 anos de história pros súditos e um legado pra monarca nenhum botar defeito.

*Por Tomaz de Alvarenga

Fonte: www.divirta-se.uai.com.br

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *