Brian em lista dos 50 melhores solos de guitarra de todos os tempos (revista Blitz)

Matt Bellamy, Tom Morello, Mark Knopfler, Kurt Cobain e Angus Young na capa da BLITZ de janeiro. As guitarras, os 50 melhores solos e os conselhos dos mestres na primeira edição de 2011. Mas há mais!

Podíamos começar por dizer que nunca se viu uma BLITZ com tantas guitarras dentro – não estaríamos a mentir, mas seria redutor. Depois de um “primeiro volume” dedicado aos Heróis da Guitarra , onde pontificavam Jimi Hendrix, Jimmy Page e Slash (e outros!) a BLITZ de janeiro de 2011 traz à capa uma nova fornada de guitarristas celebrados da história do rock – mas vamos mais longe, como se verá a seguir.

Na linha da frente da capa está Matt Bellamy , dos Muse , por muitos considerado o melhor guitarrista do rock do século XXI e que, nesta edição, nos desvenda os segredos por detrás das suas guitarras originais – mas já lá vamos. Atrás dele – mas não em importância, claro – encontramos Mark Knopfler , o “senhor” do som dos Dire Straits; Tom Morello , autor de todos os riffs e solos corpulentos dos Rage Against The Machine; Angus Young , incansável motor dos trepidantes AC/DC; e ainda uma escolha singular, a de Kurt Cobain , que pelo seu caráter icónico nem sempre é lembrado como guitarrista – mas é dele a fúria vital que saía das guitarras dos Nirvana, provavelmente a última banda a virar do avesso uma geração.

Quem estiver do lado do rock – e do instrumento que lhe está inevitavelmente associado – não sai da BLITZ nº 55 de mãos a abanar. Senão vejamos: Matt Bellamy , figura de proa dos Muse e estudioso da guitarra, mostra-nos as suas guitarras personalizadas, com explicações pormenorizadas e o know how imprescindível do construtor de guitarras Hugh Manson, que ajuda o guitarrista a concretizar os sonhos elétricos dos Muse.

“Ainda não me senti confortável com outra guitarra [que não seja minha]. Mal pego numa Stratocaster, acabo a tocar riffs do Jimi Hendrix” Matt Bellamy

Num artigo imprescindível para quem faz do domínio da guitarra a sua aspiração maior, desvendam-se os segredos da DeLorean , 007 , Bomber , MB-1 Red Glitter , Keytar e Casino Caster – por outras palavras, as guitarras que fizeram a imagem de marca dos Muse. Saiba ainda como conseguir o som dos Muse sem uma guitarra personalizada – está tudo nos efeitos!

Ao longo de seis páginas, poderá encontrar aqueles que consideramos os 50 melhores solos de guitarra de todos os tempos . Os critérios? Vários: não só a execução técnica e a complexidade do solo, mas também a importância que conquistou na história do rock, a emotividade, e até – porque não? – a enganadora simplicidade de alguns casos. Encontramos ainda, por detrás da lista, explicações pormenorizadas sobre cada uma destas instituições do rock e derivados, da inspiração de Slash à meticulosidade de Ritchie Blackmore. Ou, por outras palavras, tudo o que sempre quis saber sobre o cume de hinos como “Stairway To Heaven” (Led Zeppelin) , “November Rain” (Guns N’Roses) ou até “Paranoid Android” (Radiohead) . Revivemos os momentos mais inspirados de nomes como Jimi Hendrix , Stevie Ray Vaughan , Josh Homme , Brian May , Dimebag Darrell e, claro, dos nobres cavalheiros que ilustram a capa da BLITZ – entre muitos outros.

“O andamento desse solo está errado” Eric Clapton sobre o solo que fez para “Crossroads”, dos Cream.

Saber tocar guitarra ajuda, mas o rock’n’roll é feito de outras “manhas”. Num artigo intitulado “Os 29 Mandamentos do Rock’n’roll” , revelamos-lhe tudo o que é preciso para vencer no mundo do rock, pelas palavras de quem sabe do que fala. E quem fala é Slash (Guns N’Roses, Velvet Revolver) , Johnny Marr (Smiths) , Jerry Cantrell (Alice In Chains) e Lenny Kravitz .

Matéria na íntegra Clique Aqui

Fonte: http://blitz.aeiou.pt

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

QUEEN DOMINA O TOP HOLANDÊS

Postado por - 14 de dezembro de 2004 0
QUEEN DOMINA O TOP HOLANDÊS Aqui os resultados do 2004 Top 1000 da Rádio Verônica na Holanda, como votado pelos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *