Morre o coreógrafo francês Maurice Béjart


Ele tinha 80 anos; causa da morte ainda não foi divulgada.
Ao longo de sua carreira, Béjart coreografou mais de 200 balés.

O coreógrafo francês Maurice Béjart morreu nesta quinta-feira (22), aos 80 anos. A informação foi confirmada pelo Béjart Ballet de Lausanne, do qual ele era diretor há 20 anos. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

“Estamos informando aos membros do balé. Um comunicado oficial será publicado posteriormente,” declarou à agência de notícas AFP Eric Trol, administrador adjunto do BBL, sem divulgar detalhes sobre as circunstâncias do falecimento.

Na semana passada, Béjart havia sido hospitalizado pela segunda vez em um mês para ser submetido a um tratamento cardíaco e renal. O coreógrafo padecia há anos de vários problemas de saúde que o obrigaram a reduzir sua atividade, informou a prefeitura de Lausanne.

Apesar da saúde delicada, o artista acompanhava diariamente as atividades de sua companhia. Em meados de outubro, Béjart ficou hospitalizado vários dias por causa de estafa.

Carreira
Béjart coreografou mais de 200 balés, a maioria para sua própria companhia. Em Bruxelas, ele fundou o Balé do Século XX. Trinta anos depois, em 1987, a companhia foi transformada no Béjart Ballet Lausanne.
Em 1992, o coreógrafo criou um novo grupo, o Mudra, de infra-estrutura menor e com o bjetivo de investir em novas formas de expressão.

Em 1997 Maurice Bejart celebrou a vida de Freddie Mercury, com músicas do Queen e Mozart. Filmado no Theatre Metropole de Lausanne, na Suiça.

O coreógrafo francês Maurice Béjart criou o “Balé para a Vida”, sobre pessoas que morreram muito cedo. Ele teve como inspiração a morte do vocalista do Queen, Freddie Mercury, e de seu principal bailarino, Jorge Donn. Ambos faleceram de Aids aos 45 anos. Mozart morreu aos 35.

“Eu amo a música do Queen”, disse Béjart. “Amo Freddie Mercury, e é exatamente como criar um balé com Stravinsky”, disse. Os outros integrantes do Queen, Roger Taylor, John Deacon e Brian May estiveram na estréia.

Gianni Versace desenhou o figurino, antes de morrer assassinado nos arredores de sua residência em Miami, em 1997

Para assistir reportagem da Globo News acesse o link:
http://br.youtube.com/watch?v=X6EPGvuhRT8

Fonte: globo.com
weshow.com/br
uol.com.br

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *