QUEEN – Primeira Banda de Rock a lançar disco no Irã

Primeira banda de rock a lançar disco no Irã

A banda de rock britânica Queen, liderada pelo ícone Freddie Mercury, tornou-se o primeiro grupo do tipo a receber aprovação oficial no Irã.

A música ocidental é duramente censurada na república islâmica, onde o homossexualismo também é considerado um crime. Mesmo assim, um álbum dos maiores sucessos do Queen foi lançado no país na segunda-feira.

Mercury, morto em 1991, tinha orgulho de sua origem iraniana, e álbuns e singles vendidos clandestinamente no país fizeram do Queen uma das bandas mais populares do Irã.

O álbum contém sucessos como Bohemian Rhapsody, The Miracle e I Want to Break Free, mas há informações de que foram excluídas várias canções de amor do Queen.

O álbum em fita cassete, que custa menos de US$ 1, vem com um folheto explicativo e a tradução das letras do grupo.

Ele informa aos fãs do Queen que Bohemian Rhapsody fala sobre um jovem que matou alguém acidentalmente e, como Fausto, vendeu sua alma ao diabo.

Na véspera de sua execução, ele chama Deus em árabe – "Bismillah" – e assim resgata sua alma.

Akbar Safari, um vendedor em uma livraria que vende discos na capital iraniana, Teerã, disse que o álbum já está tendo uma boa saída.

Outros artistas ocidentais tiveram álbuns com coletâneas lançados oficialmente no mercado iraniano, inclusive Elton John, Julio Iglesias e Gypsy Kings.

Livros com as letras originais e traduzidas de muitos cantores ocidentais também foram publicados no Irã, em resposta à demanda em um país onde 70% da população tem menos de 30 anos.

Os livros contêm letras de artistas como Leonard Cohen, Celine Dion e o controvertido rapper Eminem.

Fonte:

Outras notícias

Queen na MTV Itália

Postado por - 22 de setembro de 2004 0
A MTV italiana exibirá um especial sobre o Queen em 24 de setembro de 2004, ás 21 horas. O horário…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *