Idosos do rock celebram guitarra anciã

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fender Stratocaster é possivelmente o maior ícone das guitarras (na disputa, entra também a Gibson Les Paul), em grande parte pelo time de guitarristas que a utilizava e alavancou a fama do instrumento – começando pelo maior de todos, Jimi Hendrix, e passando por Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, David Gilmour (do Pink Floyd) e inúmeros outros.
Para celebrar os 50 anos da Stratocaster, a Fender organizou um show com alguns dos ícones que manusearam o instrumento, e é essa apresentação que o Multishow exibe hoje, às 22h45.
Problema número um: o show só interessa mesmo para quem se importa com marca de guitarra e admira os virtuosismos que os guitarristas exibem. Sabe aquelas músicas de dez ou mais minutos, com solos gigantescos? Pois é, esse foi um show altamente favorável a esse tipo de demonstração. Praticamente todos os participantes gastam os dedos para mostrar como a Stratocaster é o instrumento dos grandes guitarristas, dos grandes solos e do grande tédio, para quem não é fã.
Problema número dois: o cheiro de mofo. Começando pela própria exibição (o show é de 2004, data do aniversário de 50 anos da guitarra) e passando pelos convidados, a velharia predomina -inclusive na platéia de Wembley, em Londres.
Tudo bem, é importante ter ícones para celebrar um ícone -o que justifica a presença de Brian May (do Queen), David Gilmour, Ron Wood (dos Rolling Stones) e outros menos cotados, como Mike Rutherford (do Genesis) e Joe Walsh (dos Eagles). Mas será possível que nenhum representante do novo rock, nenhum guitarrista com menos de 30 anos utilize a Stratocaster decentemente?
Problema número três: de um roteiro de 31 músicas, o Multishow exibe menos da metade, e justamente a parte mais fraca -fica de fora, por exemplo, “All Along the Watchtower”, uma das músicas com que Hendrix ajudou a criar o mito da guitarra. (MAC)

——————————————————————————–
The Stratpack
Quando: hoje, às 22h45, no Multishow
_________________

Agradecimentos a Stone Cold Crazy

Fonte – [URL=http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1807200519.htm]Folha de Sao Paulo[/URL]

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *