Herbert Vianna: encontros com May, Page e Knopfler

Enviada por: Alexandre Portela
Data: 29/09/2013 20:15:56
Postado em: QN Tube, Queen Outros

HERBERT VIANNA tem motivos para se sentir realizado. O líder d’OS PARALAMAS DO SUCESSO, além de se consagrar como músico, teve o privilégio de conhecer e até trabalhar com alguns de seus ídolos e mestres da guitarra.

HERBERT VIANNA tem motivos para se sentir realizado. O líder d’OS PARALAMAS DO SUCESSO, além de se consagrar como músico, teve o privilégio de conhecer e até trabalhar com alguns de seus ídolos e mestres da guitarra.

BRIAN MAY – Em 1994, OS PARALAMAS estavam na Inglaterra gravando o álbum experimental “Severino”. Para a alegria da banda, eles contaram com a participação do guitarrista BRIAN MAY, ex-QUEEN. O famoso britânico inseriu sua inconfundível guitarra na faixa “El Vampiro Bajo El Sol”. Além de seu característico solo, ele ainda tocou guitarra base e participou de um breve coro que lembra os feitos por sua extinta banda. Conta-se que o clima das gravações foi tão descontraído que o trio brasileiro baixou as calças de BRIAN durante um dos takes. Por influência do ex-QUEEN, HERBERT trocou todo o seu equipamento de palco e adquiriu uma guitarra Red Special igual a de BRIAN (veja “Vamo Batê Lata”). Anos depois, quando HERBERT sofreu o acidente de ultraleve, BRIAN MAY enviou-lhe um telegrama desejando uma boa recuperação.

JIMMY PAGE – Ainda nos anos 90, HERBERT VIANNA passou uma tarde com um dos guitarristas mais aclamados do Rock: JIMMY PAGE, o executor das seis cordas no LED ZEPPELIN. Durante o encontro, a conversa não poderia ser outra senão sobre guitarra. PAGE mostrou a afinação DADGAD usada em “Kashmir” e estranhou quando pegou a guitarra de HERBERT e deparou-se com uma afinação diferente desenvolvida pelo brasileiro na sequência EAEDAE. De acordo com VIANNA, o lendário guitarrista inglês anotou a afinação alternativa. HERBERT possui uma guitarra Gibson de dois braços que foi assinada por JIMMY PAGE naquele dia.

MARK KNOPLER – Em 2000, o líder dos DIRE STRAITS esteve no Brasil divulgando seu álbum solo “Sailing to Philadelphia” e foi entrevistado por HERBERT VIANNA para o Vídeo Show da Rede Globo. Obviamente, a paixão de ambos por guitarras foi o assunto central. KNOPLER é conhecido por seu estilo de tocar sem palheta e o músico deu uma pequena demonstração de seu talento em uma guitarra levada pelo Paralama. HERBERT ainda deu de presente para o ídolo uma craviola, um instrumento brasileiro que a Giannini costumava fabricar. A entrevista está entre os vídeos abaixo.

PARALAMAS – “El Vampiro Bajo El Sol” (com BRIAN MAY)

PARALAMAS – “Whole Lotta Love” (LED ZEPPELIN cover)

HERBERT VIANNA entrevista MARK KNOPFLER

 

Fonte: http://whiplash.net
Dica de: Roberto Mercury

 





Deixe um comentário: