30 anos de Headlong

Há 30 anos atrás, em 13 de maio de 1991, o single de “Headlong” era lançado no Reino Unido. A música foi lançada em vinil de 7 e 12 polegadas, picture disc vinil de 12 polegadas e em cd. Em todas as versões a música incluída no lado b foi “All God´s People”. Nas versões de vinil 12 polegadas, picture disc vinil 12 polegadas e cd lançados no Reino Unido, a música “Mad The Swine” foi incluída também.
Headlong é uma música com a marca inconfundível de Brian May. O guitarrista falou sobre a música: “Headlong’ veio de mim, em nosso estúdio em Montreux, um estúdio de gravação caseiro para nós que é muito moderno, adorável para criar. As ideias vieram em alguns dias. No começo eu pensei sobre isso como uma música para meu álbum solo (Back To The Light), mas, como sempre, a banda é o melhor veículo. Assim que ouvi Freddie cantá-la, eu disse: ‘É isso aí!’ Às vezes é doloroso dar o bebê, mas o que você ganha é muito mais. Tornou-se uma música do Queen. ” A música atingiu o 14° lugar nas paradas britânicas e o 3° lugar na Billboard. No videoclipe da música a banda aparece se divertindo com a mesa de som.

All god´s people
Originariamente, a música foi escrita por Freddie Mercury para o álbum Barcelona que ele gravou com Montserrat Caballé em 1987. Mas a música foi descartada por eles e retrabalhada pelo Queen para ser incluída no álbum “The Miracle”, mas também foi descartada. Finalmente, nas sessões de gravação de Innuendo, a música foi adotada pela banda. Nesta música, a banda revisitou o estilo gospel que ficou marcante na música “Somebody to love”.
Sobre a música Brian falou: “Isso era algo originalmente que Freddie faria em um álbum solo (Barcelona) e, gradualmente, todos nós tocamos nele. Eu entrei e toquei guitarra e parecia funcionar muito bem. John entrou e tocou baixo, Roger colocou a bateria, então se tornou uma faixa do Queen. Eu amo isso. Poucas pessoas falaram comigo sobre isso, mas eu acho que é ótimo. Tem muita profundidade nisso. ”

Fontes:
Livros:
Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo

Sites: www.queenpedia.com
www.queenvault.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *