Adam Lambert: “Freddie Mercury é uma lenda, único e um herói pessoal meu”

Queen, a lendária realeza do Rock tem estado em nova fase com o cantor Adam Lambert há 6 anos, realizando shows pelo mundo todo. Pelos lugares aonde passam, as críticas recebidas têm sido positivas por diversos portais de mídia, além dos ingressos esgotados em estádios e arenas.
Embora a ativa da banda tenha sido um sucesso, um assunto comentado por toda parte é sobre Adam substituir o lendário Freddie Mercury, mas o cantor de 34 anos deixa claro em cada entrevista que apenas presta sua homenagem e honra ao seu ídolo. Confira abaixo, trechos de declarações feitas por Adam.

Adam Lambert: “Eu nunca nem pensei nisso (substituír Freddie)! Eu não sou o Freddie, não me atrevo a me comparar com ele. Ele é uma lenda, ele é único! Um homem como ele nasce a cada um milhão de anos! Sinto-me honrado em ser capaz de prestar minhas homenagens à memória de Freddie; ele é um herói pessoal meu, e eu sou profundamente grato pela oportunidade de cantar essas poderosas músicas para os fãs desta banda lendária.”

Ele cita também sua experiência no Queen:

Adam Lambert: “As coisas com o Queen têm sido loucas, eu tenho tanta sorte. Eu sou tão honrado de poder cantar em uma maiores bandas de rock de todos os tempos. Freddie Mercury é pessoalmente um herói pra mim. Como um cantor, ele era inigualável. Eu acho que ele foi um compositor incrível. E em um nível pessoal, no momento em que ele estava, sendo assumido (homossexual), ele tinha que manter algumas coisas privadas. É interessante, porque nós estamos em um tempo diferente na medida em que isso seja uma preocupação. E, de certa maneira, eu gosto disso, eu gosto de que eu possa ser assumido e orgulhoso enquanto celebramos sua música e sua vida.”

Lambert diz que sempre admirou a capacidade de Mercury de ir “ao extremo” sem alienar seu público.

Adam Lambert: “Se Freddie Mercury me deixou uma posição fabulosa para assumir? Claro. É por isso que eu uso coisas fabulosas na turnê. Mas, felizmente, Freddie e eu temos algumas coisas em comum. Nós somos cantores, grandes, altos, mas as nossas vozes são diferentes, assim, encontrar a minha própria voz nas canções foi um desafio interessante. É importante colocar a minha própria marca nelas, sem me afastar muito das originais. A chave é ser consciente da intenção original das músicas. Qual é o núcleo emocional desta canção? Que sentimento quer tentar despertar no ouvinte? Eu tento focar nisso.”

O que muitos não sabem é que Adam Lambert cresceu participando de teatro e musicais, e diz que tinha apenas nove anos quando Mercury morreu de uma doença relacionada à Aids em 1991.

Adam Lambert: “Me apaixonei por rock quando eu ouvi os discos antigos do Queen, e me ocorreu o quanto original eles eram. O que os diferencia de um monte de outras bandas icônicas é a sua diversidade. Há músicas funk, alguns heavy blues-rock, melodias pop, cativantes, músicas do glam-rock, teatrais, peças barrocas de opereta – eles realmente diversificam musicalmente”.

Além do Queen ser referência para diversos temas e tipos de pessoas, quando perguntado sobre a banda também ter importância para cultura gay em desbravar o mundo musical e quebrar paradigmas, ele responde:

Adam Lambert: “Eu aprovo. Mas a coisa engraçada sobre a conexão gay com Freddie é que, apesar do fato de que há um monte de referências veladas à sua sexualidade em suas letras, a maioria das pessoas estavam totalmente perdidas naquele momento. A única coisa que foi descaradamente ligada à comunidade gay foi um dos looks que ele apresentou, como o chapéu preto de couro, óculos de sol e bigode, que era um look fundamental no início dos anos 80 no cenário gay, em Nova York. Mas um monte de coisas que ele estava fazendo na década de 70 não foram consideradas gay, porque o glam rock já havia sido tocado com um monte de convenções de gênero. Pessoas como David Bowie, Lou Reed e Marc Bolan, todos mostravam looks andróginos, fossem eles gays ou não. Para a maioria deles, era apenas um look.”

Adam Lambert: “Às vezes essa ideia de dualidade confunde as pessoas na mídia de hoje. Eles nem sempre conseguem enxergar o fato de que o melodrama pode ser fabulosamente divertido. Mas eu realmente amo artistas que vão por esse caminho, e vão com convicção. Freddie era um mestre nisso. infelizmente, muitas bandas de rock contemporâneas perderam essa habilidade, no entanto, a teatralidade ainda vive com muitos artistas modernos, do sexo feminino com mudanças de figurino, dançarinos, e encenação temática elaborada – que é o que a música pop moderna é, e o Queen ajudou a criar o ambiente para isso.”

Sobre os shows que fizeram juntos nos últimos anos, Adam ressalta:

Adam Lambert: “A ideia desta turnê, realmente, é lembrar ao público do legado desta banda. Mesmo eu sendo um novo vocalista para eles, nós não queríamos fazer uma nova versão do Queen, mas apenas lembrar às pessoas o quanto tudo foi fantástico, sobre eles, em primeiro lugar”

Reviews sobre esses shows têm sido aclamadas para a banda em geral, e elogiando Lambert por “revitalizar a franquia”, colocando sua própria marca sobre as músicas enquanto canaliza a energia e sagacidade natural do saudoso Mercury.

Lembrando que nesse ano de 2016, a banda já está com shows marcados em vários festivais na Europa, como por exemplo o famoso Sweden Rock Festival, ROCK IN RIO LISBOA, entre outros lugares que podem ser vistos abaixo :

20/05 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Rock in Rio Lisboa, Parque da Bela Vista, Lisboa (Portugal)
22/05 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Palau Sant Jordi, Barcelona (Espanha)
25/05 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Steel City Festival 2016, Stadion Linz, Líncia (Áustria)
27/05 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – RheinEnergie Stadium, Colônia (Alemanha)
29/05 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Jelling Music Festival, Jelling (Dinamarca)
03/06 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – City Festival Park Live, Helsinki Kaissaniemi Park, Helsinque (Finlândia)
05/06 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Song Festival Grounds, Taillinn (Estônia)
09/06 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Sweden Rock Festival, Sölvesborg (Suécia)
12/06 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Isle Of Wight Festival 2016, Seaclose Park, Newport, Ilha de Wight (Reino Unido)
15/06 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Palais 12, Bruxelas (Bélgica)
17/06 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Rock the Ring 2016, Hilwill (Suíça)
19/06 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Life Festival, MOSiR Stadium, Oswiecim (Polônia)
21/06 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Constitutiei Square, Bucareste (Romênia)
23/06 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Georgi Asparuhov Stadium, Sofia (Bulgária)
25/06 – [SHOW] Queen + Adam Lambert – Hydrogen Festival, Anfiteatro Camerini Piazzola Sul Brenta, Pádua (Itália)

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Entrevista com Roger Taylor

Postado por - 28 de dezembro de 2004 0
Assista a entrevista de Roger Taylor realizada em 10/12, com Mirjam Weichselbraun sobre o Musical We Will Rock You. Clique…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *