Queen: ‘Adam trouxe uma nova energia’, diz Brian May

Queen: ‘Adam trouxe uma nova energia’, diz Brian May

Grupo é o primeiro a chegar para o Rock In Rio e pretende ensaiar na cidade para ajustar o show principal da noite de abertura. Foto: Bruno Eduardo.

queenrir15
Ainda faltam nove dias para o início do Rock In Rio, mas uma das bandas principais dessa edição já está na cidade. É o Queen, que volta ao festival 30 anos depois com o – que eles chamam de projeto – Queen + Adam Lambert.

Sem Freddie Mercury, morto em 1991, os remanescentes da formação original Brian May e Roger Taylor apostam no cantor, revelado numa das edições do programa de calouros americano “American idol”.

“Adam é ótimo, nos trouxe uma nova energia, tem uma voz incrível”, garante May aos fãs mais desconfiados, em uma entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta (10/9), em um hotel na zona sul do Rio. “Ele não é Freddie, mas acontece uma ótima conexão dele com esse repertório”, completa.

O metódico guitarrista explica que não foi amor a primeira vista, mas quase. “Foi um processo gradual. Primeiro nos encontramos no ‘American Idol’, quando tocamos três músicas, e ficamos de olho”, diz Brian May. Até aqui, essa nova formação já fez 67 apresentações dentro da turnê “Don’t Stop Them Now”, em menos de um ano, passando por Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania. E todas com ingressos esgotados, assim como a do Rock In Rio, na noite de abertura, dia 18.

“Vou aproveitar para conhecer a cidade, falar com a alguém que me indique o que fazer, já que é a minha primeira vez no Rio”, diz um animado Lambert ao responder uma repórter sobre trivialidades. “Mas a festa maior será no palco”, crava. “Me sentia intimidado há uns três anos”, admite o cantor. “Mas hoje fico super empolgado, estou muito feliz”.

O simpático vocalista tinha apenas três anos quando o Queen arrebentou na edição de estreia do Rock In Rio, tema recorrente na conversa com os jornalistas. “Ao entrar nessa banda faço minhas pesquisas e vi como foi”, diz Lambert, sem fugir do assunto no qual Brian May se sente muito à vontade.

“Foi um período incrível, as pessoas conheciam e cantavam todas as músicas, especialmente ‘Love Of My Life’. Era uma plateia muito grande fazendo muito barulho”, diz, saudoso. “Nessa época as pessoas não saíam da Inglaterra para tocar aqui, e o Rock In Rio depois se transformou em um fenômeno internacional”, completa, corroborando com a vice-presidente do festival, Roberta Medina, que fez as vezes de apresentadora da coletiva.

O baterista Roger Taylor é mais contido – “Até hoje guardo a imagem do público cantando emocionado”, diz -, mas o simples check in no Copacabana Palace já mexe com May. “Temos muita sorte de, 30 anos depois, com essa idade, podemos voltar aqui e tocar no Rock In Rio. Estamos de novo nesse hotel, que é diferente, da outra vez não ficamos aqui. Esse lugar nos trás muitas lembranças”, comentou. Reza a lenda que Freddie Mercury protagonizou muitas festanças no local.

Na última passagem pelo Rio, em 2009, quando o Queen saiu em turnê com o consagrado vocalista Paul Rodgers, ex-Bad Company e Free, entre outros, a hospedagem era mais modesta. Na ocasião, o show do Rio aconteceu na HSBC Arena e May se lembrou do Rock In Rio ao tocar “Love Of My Life” (veja como foi).

Perguntado sobre o que há de especial no show do próximo dia 18, May disse que “o especial é o show”, e que “os sucessos não vão faltar, mas sempre tocamos uma ou outra música menos conhecida da qual gostamos”, com o aprovo de Adam Lambert.

Já Roger Taylor confirmou que o seu filho, Rufus, toca percussão no show e tem um momento em que ambos duelam, cada qual em uma bateria. Se não houver alterações em relação a outros shows dessa turnê, a banda tem também, na formação, Spike Edney (guitarra e teclados) e Neil Fairclough (baixo).

Antes do Rock In Rio, Queen + Adam Lambert tocam em São Paulo, na quarta, dia 16, no Ginásio do Ibirapuera, com todos os ingressos esgotados. Depois, é a vez de Porto Alegre, no show do dia 21, no Gigantinho, ainda com entradas disponíveis. A turnê segue ainda por Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile.

No Rock In Rio, diariamente a música “Bohemian Rhapsody”, do Queen, será tocada antes do início dos shows, remixada com o tema oficial do festival, e junto com a tradicional explosão de fogos de artifício.

O Rock In Rio acontece na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro. As atrações principais desse ano no Palco Mundo, o principal, são MetallicaQueen + Adam Lambert, SlipknotSystem Of a Down,Faith No MoreMötley CrüeQueens Of The Stone Age e Mastodon, entre outros.

No Palco Sunset, o secundário, vão tocar, entre outros, KornDeftones e o guitarrista Steve Vai. Todos ingressos estão esgotados. Clique aqui para ver a programação completa.

Fonte: http://www.rockemgeral.com.br/

Dica: Roberto Mercury

Outras notícias

GVH 3 DVD não sai esse ano!

Postado por - 7 de julho de 2004 0
Segundo o site de [URL=http://brianmay.com]Brian May[/URL], o tão esperado GVH 3 não sai esse ano. Brian disse: “GVH3 is on…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *