Exposição em Paris traz peças de estrelas da música que viraram ícones

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

O icônico espartilho de Madonna, desenhado por Jean-Paul Gaultier, e um blazer de Brandon Flowers, vocalista da banda The Killers, da Dior, são algumas das peças que mostram a estreita relação entre o rock, o pop e a moda, em uma exposição que estreia nesta sexta-feira em Paris.

Coincidindo com a Semana da Moda, o Hard Rock Café da capital francesa traz uma mostra de vinte peças inesquecíveis da história da música.

Além do espartilho pontudo que enlouqueceu plateias de todo o mundo cantando “Like a Virgin”, em 1990, a jaqueta e calça bordados com flores e incrustações em Swarovski de Madonna estão na exposição.

O casaco preto de Brandon Flowers com plumas nos ombros é o resultado da admiração do cantor de The Killers pelos desenhos de Hedi Slimane para a Maison Dior.

A jaqueta de couro vermelha que Michael Jackson vestia no videoclipe de “Beat It”, cheia de tachas e ombreiras metalizadas, está exposta junto do macacão branco com raios negros que deixava nu o torso de Freddie Mercury durante sua turnê em 1978.

São algumas peças que entraram no imaginário popular e que são também um pouco da história da música, como o macacão puído nos shows do Kiss, que chegou a ser chamuscado por faíscas que saíam da guitarra durante o espetáculo.

O jaqueta marrom usada por John Lennon na capa do álbum “Rubber Soul” (de 1965) testemunha o rumo os Beatles estavam tomando: canções mais maduras que deixavam para trás uma estética mais formal.

Quem não se lembra de Elvis Presley com sua roupa branca, as calças boca de sino, com um cinto de tachas, tão ao estilo de Las Vegas? É a ilustração dos últimos anos de glória de quem tinha conquistado a massa com uma indumentária bem ousada.

Do início da carreira de Elvis, nos anos 50, está a jaqueta que vestiu no célebre filme “Prisioneiro do Rock and Roll” (“Jailhouse Rock”, de 1957), de couro com botões metálicos e seu número de identificação.

O modelo biker que Sid Vicious, dos Sex Pistols, praticamente não tirava do corpo, e os trajes extravagantes que John Lennon fez sob medida, a partir de um quadro do pintor inglês Thomas Gainsborough, bem ao estilo do século XVIII, também estarão expostas.

A exposição “Hard Rock Couture” mostra uma seleção das 77 mil peças que a cadeia americana restaurantes tem no acervo, que começou com uma guitarra doada por Eric Clapton para deixar claro qual era sua cadeira no local.

A exposição traz também as últimas tendências do mundo da música, como apontam os vestidos de ousadíssima Lady Gaga, de Katy Perry – lantejoulas pretas e plumas rosas, e de Shakira. EFE

 

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com
Dica de Roberto Mercury

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Edinho Santa Cruz no chatshow

Postado por - 13 de outubro de 2004 0
Edinho Santa Cruz, músico que escreveu uma linda canção em homenagem à Freddie Mercury, estará no chatshow do terra.Não perca…

QUEEN COVER no Blackmore

Postado por - 27 de fevereiro de 2005 0
QUEEN COVER 06 de Março (domingo) 19h00 Blackmore Rock Bar Alameda dos Maracatins, 1.317, Moema – São Paulo Tel.: (11)…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *