Queen: 40 anos do álbum de estreia

Queen – Queen
(lançado em 13 de julho de 1973)

Poucas vezes as estrelas se alinharam da maneira que aconteceu na concepção do Queen. Quatro músicos de fenomenal capacidade, que souberam se reinventar durante toda a carreira – para melhor ou pior, vai do gosto de cada um. Mesmo ainda não mostrando a mesma banda coesa dos trabalhos posteriores, a estreia da banda mostra que o mundo estava diante de algo que se tornaria especial com o passar do tempo. Freddie Mercury, apesar de ser o penúltimo a se juntar, acabaria assumindo a linha de frente, não apenas como um dos maiores frontmen da história, mas também nas composições. Das dez faixas do disco, o vocalista assinou metade sozinho.

As duas que chegariam mais próximo de se tornarem clássicas acabaram sendo “Keep Yourself Alive” e “Liar”. Curiosamente,cada uma abria um lado do disco nos bons tempos do vinil. Uma curiosidade fica com “Doing All Right”, parceria de Brian May com Tim Staffell, integrante do Smile, grupo que viria a gerar o Queen. Outro destaque fica com “Great King Rat”, que contava com muitos elementos que seriam utilizados à exaustão pelas bandas de Heavy Metal, com suas mudanças de andamento e agressividade na guitarra e bateria.

A face elaborada e experimental da banda aparece com força total em “My Fairy King”, composição que criou um mundo paralelo que seria usado em temas posteriores. Aliás, foi através de uma linha dessa faixa que o vocalista adotaria seu nome artísitco. Ao cantar “Mother Mercury, look what they done to me”, Freddie Bulsara saía de cena para dar espaço a Freddie Mercury. A sincronia vocal do cantor com Roger Taylor nesta música é de impressionar. O baterista, diga-se de passagem, deixaria sua primeira marca na voz principal na vinheta “Modern Times Rock ‘n’ Roll”, verdadeira ode ao gênero em menos de um minuto e meio com o pé no acelerador o tempo inteiro.

O encerramento do trabalho traz o início de “Seven Seas Of Rhye”, que só seria finalizada nas sessões do álbum posterior e se tornaria uma das grandes músicas da banda. A recepção ao primeiro lançamento do Queen trouxe opiniões divididas. Enquanto alguns órgãos de imprensa, como a Rolling Stone, exaltaram a audácia sonora do quarteto, outros compraram as experimentações ao que o Led Zeppelin vinha fazendo à época. De qualquer forma, o primeiro passo para a eternidade estava dado e a banda cairia no gosto popular, chegando ao número 24 da parada britânica, além de uma 83ª posição nos Estados Unidos.

Freddie Mercury (vocais, piano)
Brian May (guitarra)
John Deacon (baixo)
Roger Taylor (bateria)

01. Keep Yourself Alive
02. Doing All Right
03. Great King Rat
04. My Fairy King
05. Liar
06. The Night Comes Down
07. Modern Times Rock ‘n’ Roll
08. Son and Daughter
09. Jesus
10. Seven Seas of Rhye (Instrumental)

Fonte: www.vandohalen.com.br
Dica de: Roberto Mercury

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Não será um adeus

Postado por - 3 de agosto de 2023 0
Com as últimas declarações de Brian May sobre uma possível aposentadoria após a Rhapsody Tour 2023/2024, quais seriam para nós,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *