Freddie citado em matéria “Os níveis de voz no canto”

A voz de cada cantor se encaixa em uma entre sete possíveis classificações, de acordo com seu tom. Como afirma o site Star Singing Lessons, conhecer o seu tipo de voz vai ajudá-lo a determinar quais músicas são apropriadas para você cantar. Se você optar por aquelas fora do seu alcance, precisará da ajuda de um arranjador de música para recodificá-las.

Baixo

O baixo é o mais profundo de todos os níveis de voz, seja masculina ou feminina. Como observa o especialista em voz Aaron Lim, o cantor com nível de voz baixo é mais forte em sua voz baixa, indo entre uma nota Fá um oitavo abaixo do Dó a uma nota Mi logo acima dele. Ele pode mudar de uma voz de peito para uma média em torno de um Lá logo abaixo de um Dó. Também pode fazer a transição para uma voz de cabeça em Ré logo acima do Dó.

Barítono

A voz de barítono, um nível acima do baixo, é a voz masculina mais comum, de acordo com Lim. A gama típica de um barítono é entre um Lá uma oitava abaixo do Dó e um Lá abaixo do Dó. O barítono muda para a voz intermediária entre Lá e Si, logo abaixo do Dó, e se transforma em uma voz de cabeça em Ré ou Mi logo acima de Dó. O desempenho do barítono é mais forte nos tons de médio alcance. Lim cita John Charles Thomas, Leonard Warren e Robert Merrill entre os mais famosos barítonos.

Tenor

Embora o tenor não seja a mais elevada das vozes masculinas, é a mais alta com a qual a maioria das pessoas está familiarizada. O alcance do tenor é entre o Dó uma oitava abaixo e uma oitava acima. Ele faz transições em voz média em torno de Ré e Mi acima de Dó e entra em sua voz de cabeça em Fá sustenido ou Sol acima de Dó. Exemplos de famosos tenores, de acordo com Lopes, são o falecido Luciano Pavarotti, Placido Domingo, Elton John e Stevie Wonder .

Contratenor

O contratenor é a mais elevada de todas as vozes masculinas. É um tipo raro de voz que é semelhante ao contralto de uma mulher. O contratenor pode cantar da faixa Sol abaixo do Dó à série Fá uma oitava acima. Ele pode cantar as notas altas de cabeça com clareza de tom, de acordo com Lim. Os ouvintes tendem a confundi-lo com uma cantora. O falecido Freddie Mercury foi um exemplo desse tipo de vocalista.

Triplo

A voz do triplo é semelhante à da soprano feminina na sua capacidade de atingir notas elevadas. Este é o tipo vocal de um adolescente antes de sua voz começar a se aprofundar. De acordo com Lim, o alcance vocal desse tipo de cantor situa-se entre um Lá abaixo do Dó e do Fá uma oitava acima. Exemplos de proeminentes pré-adolescentes ao longo dos anos com esta faixa incluíram Donny Osmond, o falecido Michael Jackson e a cantora de “He’s Got the Whole World in His Hands” (1958), Lorrie Londres.

Contralto

O contralto é a voz feminina mais baixa de todas e é menos comum entre as vozes femininas que o mezzo-soprano ou soprano. A sua definição é a mesma que a do alto. No entanto, como diz Lim, “contralto” é o termo correto para o tipo de voz, enquanto “alto” é a palavra adequada para a parte que o contralto canta. Seu alcance vocal está entre Mi abaixo de Dó e a segunda nota Sol acima de Dó. Contraltos famosos incluem Tracy Chapman, Toni Braxton e Gladys Knight.

Mezzo Soprano

A mezzo-soprano é o tipo de voz feminina mais comum. Uma mulher com esse nível vocal pode cantar entre Sol abaixo de Dó e Dó mais de duas oitavas acima, da do a ela um alcance de cerca de duas oitavas. Ela faz transições de voz de peito em volta de Mi um pouco acima do Dó para dirigir a voz em torno a Mi uma oitava acima do Dó. Beyonce, Aretha Franklin e Natalie Cole são famosas mezzo-sopranos.

Soprano

 

A soprano é a mais alta das vozes femininas. A cantora soprano pode alcançar as notas mais altas com muita facilidade. De acordo com Lim, seu alcance é entre o La logo abaixo do Dó a Fá ou Sol duas oitavas acima do Dó. Ela se move para fora de sua voz de peito em torno de Mi bemol e entra em sua voz de cabeça em Fá sustenido uma oitava acima de Dó. Cantores soprano famosos incluem Mariah Carey, a falecida estrela da ópera Maria Callas e Charlotte Church.

 

Fonte: www.ehow.com.br
Dica de: Roberto Mercury

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

9º Queencontro

Postado por - 19 de maio de 2004 0
Dia 28/05/2004 (SEXTA-FEIRA) 9º QUEENCONTRO Evento para fãs do Queen que tem se tornado um grande sucesso. Videos, sorteios e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *