David Bowie do Dia #019 – parceiros notórios

Bowie teve muitos parceiros musicais importantes, a começar pelo guitarrista Mick Ronson e pelo cantor-performer-Stooge-mito-deus Iggy Pop. Falando nele: os míticos anos Bowie-Pop em Berlim, no fim da década de 70, devem virar filme em breve. Segundo a FACT Mag, o filme se chamará ‘Lust for Life’ e é inspirado pelas biografias ‘Starman: David Bowie’ e ‘Open Up and Bleed: Iggy Pop’, ambas de Paul Trynka.

Vamos aproveitar então para lembrar outros amigos-parceiros notórios de Bowie.

Bowie vs Jagger

Mick Jagger, citado constantemente entre os ‘casos’ de Bowie, é uma das mais claras influências musicais do artista: ‘Diamond Dogs’ bebe na fórmula rock’n’roll dos Rolling Stones e ‘Aladdin Sane’ traz até uma versão de ‘Let’s Spend the Night Together‘.

É discutível o quanto Bowie roubou da sensualidade magricela de Mick Jagger – sem medo de ser bem mais abusado, é claro – e se foi depois de Bowie que Mick começou a aparecer de batom e lápis de olho. Fato é que quando finalmente gravaram juntos o resultado, infelizmente, não foi dos mais brilhantes.

Bowie vs Lennon

Uma lenda da música pop diz que o homem que deu três tiros em John Lennon em 1980, havia planejado matar David Bowie, mas escolheu alguém que representava com mais propriedade os ideais da década de 1960. Verdade ou não, o fato é que Bowie e Lennon foram amigos próximos por boa parte da década de 70. Bowie já se referiu a Lennon como ‘meu maior mentor’ e gravou uma canção clássica dos Beatles como uma tentativa de começar sessões de estúdio juntos.

Lennon é creditado como co-autor de ‘Fame’ que, assim como a versão de ‘Across the Universe’, está no álbum ‘Young Americans’, de 1975.

“Eu realmente gostaria que tivéssemos gravado mais juntos”, disse Bowie em uma apresentação na Universidade de Berkeley, na Califórnia, em 1999. “Imagino o que poderíamos ter feito juntos. Mas nós apenas estávamos nos divertindo e rindo a maior parte do tempo”.

Bowie vs Morrissey

Outra lenda britânica, Morrissey teve sua canção ‘I Know It’s Gonna Happen Someday’ (do álbum ‘Your Arsenal’, produzido por Mick Ronson) gravada por Bowie em 1993. Mas na gravação abaixo (apenas áudio) é Moz quem chama Bowie ao palco, para cantar uma versão de ‘Cosmic Dancer’, do T-Rex. Histeria.

Recentemente, os dois senhores se envolveram numa disputa relativa à uma fotografia. Em resumo: o relançamento de um single de Morrissey traria uma foto antiga dos dois juntos, tirada na noite desse show aí de cima. Mas Dave não quis liberar. Pode ser uma treta entre as gravadoras de ambos. Mas também pode ser porque Morrissey andou falando demais em entrevista. Quem sabe? Detalhes no Guardian.

Bowie vs Freddie


Aqui estamos falando de poder. A ambiguidade sexual de Freddie Mercury deve muito ao que Bowie fez nos anos 70, é claro. Mas foi na década seguinte que dois dos maiores astros da música de todos os tempos cantaram juntos. Nascia um clássico: ‘Under Pressure’.

 

Fonte: http://mtv.uol.com.br
Dica de: Roberto Mercury

Alexandre Portela

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Show do QUEEN COVER

Postado por - 23 de outubro de 2005 0
QUEEN COVER29 outubro sábado Bar da Montanhahttp://www.bmontanha.com.brAv Laranjeiras 2601 Limeira – SP19-3451-9440 www.queen-cover.com

There are 1 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.