35 anos de “News Of The World”

News Of The World: clássico do Queen que contém duas das melodias mais conhecidas da história da música
News Of The World: clássico do Queen que contém duas das melodias mais conhecidas da história da música

Dia 28 de outubro, completou-se 35 anos do lançamento do sexto álbum de estúdio dos britânicos do Queen, sendo o segundo a ser produzido pela banda (o primeiro foi “A Day At The Races”), enquanto Mike Stone foi o co-produtor. Gravado nos estúdios Basing Street e Wessex, ambos em Londres, entre julho e setembro de 1977, o álbum alcançou altas certificações no mundo todo.

O disco traz uma avalanche de excelentes canções, mas a maioria das pessoas conhecem justamente as duas primeiras faixas do álbum: “We Will Rock You” e “We Are The Champions”.

E, por falar nelas, “We Will Rock You” é uma das músicas mais conhecidas do mundo. Composta por Brian May, a canção tem um ritmo contagiante caracterizado por batidas de palmas e batucadas. Nos shows da banda, o público interagia com o grupo ao fazer as batucadas com os pés e batiam palmas (o tal do “tum, tum, táh, tum, tum, táh”). E no final traz um excelente solo do guitarrista.

Na sequência, vem “We Are The Champions”, escrita por Freddie Mercury. Segundo o vocalista, o tema foi escrito em 1975 e foi inspirada no futebol. Daí em diante, a música virou uma espécie de “hino da vitória”, tocando nas caixas de som pelas arenas, ginásios e estádios do mundo inteiro no momento da conquista nas mais variadas competições esportivas.

A canção seguinte, “Sheer Heart Attack”, não foi finalizada na época do álbum de mesmo nome (lançado em 1974), cuja demo trazia Roger Taylor como vocalista, mas para a versão definitiva, a banda decidiu que Mercury deveria fazer os vocais com o baterista cantando o refrão. A guitarra e o baixo foram interpretados por Taylor. É um Hard Rock rápido e um riff matador de May.

Já “All Dead, All Dead” foi escrita e cantada por Brian May com Freddie tocando piano e fazendo os vocais de apoio, além de uma batida simples de bateria. Há rumores que dizem que a música é sobre a passagem do gato (me refiro ao animal felino, que fique claro) de May pelos estúdios.

Em seguida, aparece a belíssima “Spread Your Wings”, de John Deacon. A filmagem do clipe foi feito no jardim da casa de Roger Taylor durante o inverno. O vídeo mostra a banda tocando na neve, com Freddie Mercury usando óculos de som em forma de estrela. Enquanto Brian May aparece tocando uma réplica da sua “Red Special”. O guitarrista não queria por em risco a sua guitarra às condições do clima. E duas curiosidades sobre a música em relação ao clipe: Deacon aparece tocando piano nas imagens, mas na gravação o instrumento foi tocado por Freddie. Também é visto Roger Taylor cantando a canção, mas ela foi gravada originalmente sem backing vocal. É, talvez, a única composição do Queen sem harmonias vocais. Particularmente, é uma das minhas músicas favoritas da banda.

Já “Fight From The Inside” foi escrita e cantada por Roger Taylor que, além da bateria, tocou bateria e baixo, tendo uma contribuição de May na guitarra adicional. Talvez seja a única música do grupo a ser quase inteiramente gravada por um único membro.

Enquanto “Get Down, Make Love”, de Freddie Mercury, se destaca pela sintonia perfeita entre o baixo de Deacon e o piano de Freddie, além de outro ótimo riff de May. Os vocais são ótimos. Os efeitos sonoros “psicodélicos” ouvidos na música não foram feitos por um sintetizador, mas com a “Special Red” de Brian May e uma frequência com um pedal, o que ele costumava fazer nas apresentações. A banda nunca tocou a música na íntegra em seus shows, mas foi muito utilizada em “medley” até o final da turnê de “Hot Space”.

Sleep On The Sidewalk” foi gravada em uma única tomada, menos os vocais. Escrita e cantada por Brian May, a música fala sobre a carreira de um trompetista aspirante que dorme na calçada, como o título indica. Se ouvirmos mais atentamente a música, John Deacon erra algumas notas e podemos ouvir também Brian rindo no final da canção. É uma das poucas canções do Queen sem nenhuma contribuição de Mercury.

Logo aparece “Who Needs You”, composta por John Deacon, traz um excelente desempenho vocal de Freddie Mercury, que tocou cowbell (instrumento de percussão) na música.

A penúltima faixa é “It’s Late”, outro clássico do álbum que leva a assinatura de Brian May, que fez dois solos e riff arrasa-quarteirão na canção, além do desempenho vocal de Freddie Mercury que dispensa comentários.

E, para finalizar, “My Melancholic Blues”, de Freddie Mercury. Apesar do título, a faixa tem mais a ver com jazz. O vocalista interpretou magistralmente o seu vocal, casando-se perfeitamente com o piano, também tocado por ele. Acompanhado pela marcação simples da bateria de Roger Taylor.

E não tem como abordar “News Of The World” sem falar de sua capa. A banda, mais precisamente Roger Taylor, se inspirou na capa da revista Astounding Science Fiction de outubro de 1953, que trazia uma ilustração do artista Frank Kelly Freas, que mostrava um robô gigante segurando o corpo de um homem morto. O Queen entrou em contato com Freas para “refazer” a ilustração para a capa do álbum do grupo, substituindo o único homem morto que havia na capa da revista pelos quatro membros da banda “mortos”.

Para encerrar, só por curiosidade: a capa de “News Of The World” apareceu no episódio “Killer Queen” (nome de uma das mais famosas músicas da banda) da 11ª temporada da Family Guy (episódio 16). No enredo, Brian (o cachorro de estimação da família Griffin) usa a capa do disco do Queen para aterrorizar Stewie, que se assusta com a imagem. Ao longo do episódio, Brian provoca Stewie ao pintar a capa do disco em seu quarto. Até o final do desenho, o filho de Peter Griffin percebe que o robô não é real. O caso foi baseado na vida real do criador da série, Seth MacFarlane, que tinha medo da capa do disco quando era criança.

A seguir, a ficha técnica e o tracklist de “News Of The World”.

Álbum: News Of The World
Intérprete: Queen
Lançamento: 28 de outubro de 1977
Gravadora: EMI e Parlophone (Reino Unido)/ Elektra, Hollywood (EUA)
Produtores: Queen e Mike Stone

Freddie Mercury: voz, backing vocal, piano e cowbell em “Who Needs You
Brian May: guitarra, violão, backing vocal e voz em “All Dead, All Dead” e “Sleep On The Sidewalk
John Deacon: baixo, guitarra e violão
Roger Taylor: bateria, percussão, backing vocal, baixo, bateria e voz em “Sheer Heart Attack” e “Fight From The Inside

1. We Will Rock You (May)
2. We Are The Champions (Mercury)
3. Sheer Heart Attack (Taylor)
4. All Dead, All Dead (May)
5. Spread Your Wings (Deacon)
6. Fight From The Inside (Taylor)
7. Get Down, Make Love (Mercury)
8. Sleep On The Sidewalk (May)
9. Who Needs You (Deacon)
10. It´s Late (May)
11. My Melancholic Blues (Mercury)

Por Jorge Almeida

 

Fonte: http://culturaefutebol.wordpress.com
Dica de: Roberto Mercury

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Verão em Ridge Farm

Postado por - 23 de setembro de 2023 0
Memórias de um sonho vivido !   ▪️Roger nos conta sobre o período em que o Queen estava criando o…

There are 1 comments

  1. Foi, juntamente com o "Queen II", o primeiro álbum da banda que escutei. Eu era garoto, no fim da década de 70 e foi aí que comecei a me apaixonar pelo Queen. Além de We Will Rock You e We Are the Champions, sempre fui apaixonado por Spread Your Wings: está entre as minhas 10+ do Queen.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *