Relembre as músicas dos Jogos Olímpicos

Uma das tradições dos Jogos Olímpicos que foram se firmando com o tempo são as músicas compostas especialmente para uma edição do evento. Desde o já clássico Hino Olímpico até o rock da banda Muse em Londres 2012, diversas canções, interpretes e estilos já embalaram os recordes, as superações e os momentos de glória dos atletas olímpicos. Neste artigo, vamos não só sobre as letras oficiais mas também das músicas que foram um grande sucesso até fora dos cinco anéis. MONTREAL 1976
A canção da Olimpíada realizada na parte francesa do Canadá foi “Bienvenue à Montréal”, na voz do cantor de Quebec René Simard, que na época tinha apenas 15 anos de idade.MOSCOU 1980
Acompanhando o popular ursinho Misha estavam “Stadium of my Dreams” de Muslim Magomayev.LOS ANGELES 1984
Após 52 anos os Jogos Olímpicos voltaram aos Estados Unidos e à terra do cinema. Os americanos encomendaram a música oficial aos maestro John Williams, que compôs “Olympic Fanfarre and Theme”. O brasileiro Sérgio Mendes também compôs uma música especial para o evento: “Olympia”.

SEUL 1988
A diva americana Whitney Houston, que faleceu este ano, interpretou “One Moment in Time” que é erroneamente creditada como a canção de Seul 1988. O tema oficial é “Hand in Hand”, composta por Giovanni Giorgio Moroder e Tom Whitlock e interpretada pelo grupo Koreana. Apesar de ter feito sucesso em diversos países, acabou suplantada pela canção de Whitney, que a interpretou na cerimônia de abertura.

BARCELONA 1992
Os Jogos de 1992 na Espanha contaram com duas músicas que se tornaram hits: Freddie Mercury compôs e dividiu o vocal com Montserrat Caballé em “Barcelona”. A morte do cantor alguns meses antes das Olimpíadas impediu que o dueto cantasse na cerimônia de abertura. A outra canção foi “Amigos para Siempre”, composta por Jose Carreras e cantada por ele junto com Sarah Brightman na cerimônia de encerramento.

ATLANTA 1996
Celine Dion com “The Power of the Dream” e a cubana Gloria Estefan com “Reach” foram as vozes oficiais dos Jogos Olímpicos do Centenário em 1996 em Atlanta, Geórgia, EUA. Reach foi a canção oficial e interpretada na cerimônia de encerramento, enquanto Celine Dion acompanhada por David Foster e o Coral do Centenário finalizou a cerimônia de abertura. Assim como doze anos antes em Los Angeles, o maestro John William compôs um tema especialmente para Atlanta: Summon the Heroes.

SYDNEY 2000
A britânica Olivia Newton-John foi a voz dos Jogos Olímpicos do Novo Milênio, realizados no ano 2000 em Sydney, na Austrália. “Dare to Dream” foi interpretada na abertura em parceria com o cantor australiano John Farnham. Já “The Flame”, na voz de Tina Arena, antecedeu o acendimento da pira olímpica no Estádio Austrália.

ATENAS 2004
Depois de um atraso de oito anos, os Jogos Olímpicos voltaram para casa. Música grega para comemorar? Não. A islandesa Björk foi a interprete de “Oceania”, tema oficial de Atenas 2004.

PEQUIM 2008
Sarah Brightman retornou dezesseis anos depois após Barcelona 1992 para interpretar uma canção olímpica. Desta vez a parceria foi com o chinês Liu Huan em “You and Me”.

LONDRES 2012
Na terra de Paul McCartney, U2 e etc., a banda de indie rock Muse é quem foi escolhida pelo Comitê Organizador para gravar a canção oficial dos Jogos Olímpicos de 2012: Survival (Sobrevivência). Confira a letra.

Sobrevivência (Muse)

CorridaA corrida da vidaE eu vou vencerSim, vou vencerE acenderei o rastilhoE nunca perdereiE escolho sobreviverNão importa o que será preciso Você não vai pegar o primeiro lugarE manterei o passoE revelarei minha forçaPara toda a raça humanaSim, estou preparadoPara permanecer vivoE não vou perdoarA vingança é minhaE não vou me renderPorque eu escolho ter sucessoSim, eu vou vencerCorridaÉ uma corridaMas eu vou vencerSim, vou vencerE acenderei o rastilhoE nunca perdereiE escolho sobreviverNão importa o que será preciso Você não vai pegar o primeiro lugarPorque manterei o passoE revelarei minha forçaPara toda a raça humanaSim, eu vou vencerSim, eu vou vencer

Resumindo…
…as canções oficiais dos Jogos Olímpicos de Verão

1976: Bienvenue à Montréal (René Simard)
1980: Stadium of my Dreams
1984: Olympic Fanfarre and Theme (John Williams)
1988: Hand in Hand (Koreana)
1992: Barcelona (Freddie Mercury e Montserrat Caballé)
1996: Reach (Gloria Estefan)
2000: Dare to Dream (Olivia Newton-John e John Farnham)
2004: Oceania (Björk)
2008: You and Me (Sarah Brightman e Liu Huan)
2012: Survival (Muse)

JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO E DA JUVENTUDE
Os Jogos Olímpicos de Inverno e os recém criados Jogos Olímpicos da Juventude também possuem canções criadas especialmente para eles.

Jogos Olímpicos de Inverno
1980: Give It All You Got (Chuck Mangione)
1988: Can You Feel It (David Foster)
1994: Fire in your heart (Sissel e Plácido Domingo)
1998: When Children Rule the World (Andrew Lloid Weber)
2002: Call of the Champions (John Williams)
2006: Because We Believe (Andrea Bocelli)
2010: One Dream (Sarah McLachlam)

Jogos Olímpios da Juventude
2010: Everyone (Jessica Mauboy, Steve Appleton, Jody WIlliams, Tabitha Nauser & Sean Kingston)
2012: This is your Time (EMA)

Dica: Roberto Mercury

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *