Podcast Café Brasil – Bohemian Rhapsody

O programa da semana é diferente de tudo que já fizemos. É coisa de fã, totalmente dedicado a uma música: Bohemian Rhapsody da banda inglesa Queen, que é considerada um dos maiores rocks de todos os tempos, se é que pode ser chamada de rock. O programa foge completamente da temática do Café Brasil, mas TINHA que ser feito e foi uma curtição montá-lo, com cinco horas de gravação e edição, contra a hora e vinte dos programas tradicionais. Com um trabalho minucioso de edição do Lalá Moreira, vamos desmontar a música e falar sobre ela. Se você gosta de Bohemian Rhapsody, vai se emocionar… Na trilha sonora, Brian May, John Deacon, Roger Taylor e Freddie Mercury, do Queen, William Shatner, Jake Shimabukuro e a banda canadense The Braids. Apresentação de Luciano Pires.

Escute abaixo:

“Bohemian Rhapsody” é uma canção composta por Freddie Mercury, gravada originalmente pela banda Queen em 1975 no álbum A Night at the Opera. Esta canção possui uma estrutura musical incomum para a música popular, o que a faz ser considerada por muitos uma obra de rock progressivo.

Suas seis sessões não possuem um refrão. Foi lançada como compacto e tornou-se um estrondoso sucesso comercial. Ela esteve em 4 álbuns do Queen entre os 20 mais vendidos e teve um videoclipe que ficou conhecido mundialmente, marcando a carreira da banda.

Essa música foi cantada também por Elton John junto com Axl Rose no tributo a Freddie Mercury em 1992. Também foi gravada por Montserrat Caballe junto com Bruce Dickson no álbum Friends for life de 1997.

Em 2010 foi gravada uma versão para o seriado estadunidense Glee.

Em 2008 uma pesquisa realizada com 10 mil pessoas no Reino Unido mostrou que “Bohemian Rhapsody”, foi eleita a melhor canção rock de todos os tempos.

Em 2011, foi utilizada no comercial de lançamento do Volkswagen Fox Rock in Rio.

Esta música tem alusões diversas à Alegoria da Caverna de Platão ao contar a história de um homem que tenta sair de seu “mundo de aparências” e encontrar um “mundo real”.

Nessa busca, ele se depara com um grupo de seres do seu mundo aparente tentando puxá-lo de volta para seu mundo de origem. Mesmo enquanto é puxado, seus olhos começam a se abrir para ver o céu, ver a verdade, mas não suporta o poder de seus inimigos, e é puxado de volta para o mundo das aparências, permanecendo lá, não conseguindo fugir ou lembrar-se do que aconteceu antes de uma suposta lavagem cerebral.


Fonte: www.podcastcafebrasil.com.br

Com dica, via twitter de:

@lucianopires esse episodio vai ter que ser noticia do @queennetfaclube
In reply to…
Café Brasil BOHEMIAN RHAPSODY c Queen, William Shatner, Jake Shimabukuro e The Braids podcastcafebrasil.com.br


Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *