Rock e história – A história das três primeiras edições do Rock in Rio

O jornalista Luiz Felipe Carneiro pesquisou mais de 2 mil artigos de jornais e revistas e realizou dezenas de entrevistas para escrever a história das três primeiras edições do Rock in Rio

“Desperta, América do Sul!” Com esse verso da canção América do Sul, Ney Matogrosso, usando uma pena de gavião na testa, abriu o primeiro show do primeiro Rock in Rio, há 26 anos, na Cidade do Rock, na capital fluminense. Para o jornalista Luiz Felipe Carneiro, autor de Rock in Rio – A História do Maior Festival de Música do Mundo, lançado pela Globo Livros, a primeira edição do festival foi o marco da profissionalização do show business no Brasil.

Se hoje o Brasil está no roteiro de apresentações de grandes estrelas da música, naquele 1985 o cenário era bem diferente. E isso tornava ainda mais especial o show de nomes como Queen – com Freddie Mercury (foto) regendo uma plateia de 250 mil pessoas cantando Love of My Life –, Ozzy Osbourne e Rod Stewart.

Além do primeiro Rock in Rio, o autor também descreve as edições de 1991 e 2001, que contaram com shows de Prince, Black Sabbath, Cássia Eller, Titãs, entre outros. Para isso, Luiz Felipe pesquisou mais de 2 mil artigos de jornais e revistas.

O autor também entrevistou os principais organizadores do festival (incluindo Roberto Medina, o “pai” do evento) e ouviu os relatos de diversos artistas e jornalistas, para coletar as histórias mais marcantes e inusitadas de cada edição. Além dos relatos, o livro traz mais de 200 imagens do Rock In Rio – QUEM é a revista oficial do evento.


Fonte: http://revistaquem.globo.com

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *