Coral Zanzalá leva boa música ao Palácio das Artes

O Concerto será dia 11/9 às 19h30 e marca, em grande estilo, o aniversário do Teatro de Praia Grande

As vozes que embalam o sonho musical de Cubatão são destaque neste fim de semana no Palácio das Artes em Praia Grande. O Coral Zanzalá se apresenta dia 11/9 às 19h30 em comemoração aos dois anos de vida do Teatro Municipal. O Concerto vai reunir um pouco do trabalho musical incessante dos cantores e regentes, empenho que tornou o Grupo um dos 13 melhores Corais do estado de São Paulo dentro do Festival Mapa Cultural.

O repertório para esta apresentação, que tem mais de 16 canções na lista, é eclético: vai do negro spiritual (música norteamericana criada nas igrejas protestantes do século passado) a MPB, passeando pelo solo da Música Internacional e até rock and roll. Entre as melodias estão “Walking down that glory road” (negro spiritual), “Faltando um pedaço” e “Capim” (Djavan), “Feijoada completa” e “Partido alto” (Chico Buarque), “Isn’t she lovely” (Stevie Wonder). Além das vozes, destaque para a atuação cenográfica dos cantores.

O Grupo traz, também, um pouco da interpretação vocal do projeto “Queen Sinfônico” realizado pelo Zanzalá e Banda Sinfônica de Cubatão, sucesso de público e crítica nas nove apresentações realizadas desde o ano passado. Para este Concerto estão previstas as músicas “Somebody to love” e “Love of my life”, contando com coral e solistas, dando vida às canções imortalizadas pela estrela maior da banda Queen, o vocalista Freddie Mercury.

O Coral Zanzalá tem uma história musical importante: surgiu em 1978, dentro do Conservatório Musical de Cubatão (hoje Escola Técnica de Música e Dança). De um grupo experimental foi oficializado pela Administração Municipal em 1993, com a incorporação de coralistas selecionados por meio de concurso seletivo. Hoje conta com cerca de 60 cantores, além de uma equipe técnica com regentes, músicos e preparadores vocais. Formado por adultos com experiência musical, apaixonados pela formação coral e determinação de se aprimorar ainda mais, a Equipe ensaia várias vezes por semana, o que torna possível um ritmo de trabalho bastante produtivo.

O repertório do Coral vai desde MPB, música mundial, sacra até canções eruditas. O foco não se perdeu: ainda é fazer música coral de qualidade, aliando a atuação cênica dos artistas, o que garante um resultado surpreendente e ousado. O Grupo é regido pela maestrina Maria Fernanda dos Santos Tavares e tem a direção de Nailse Machado Cruz. E uma curiosidade: o significado da palavra “Zanzalá” é “flor de Deus”, é o nome da flor “aleluia” que aqui, floresce no coração da Serra do Mar. Zanzalá também foi inspiração para o escritor cubatense Afonso Schmidt que batizou com esse nome, a Cubatão de seus sonhos, cheia de progresso e maravilhas.

Texto: Morgana Monteiro
Fonte: www.cubatao.sp.gov.br

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *