Versão pop de Shakespeare ao som de Queen

Atores globais encenam ‘Medida por Medida’ amanhã

Assistir a uma peça de William Shakespeare com versos de 12 sílabas, escrita em 1604, ao som de Madonna e Queen pode parecer incomum. Mas é isso que o diretor e ator carioca Gilberto Gawronski propõe com o espetáculo Medida por Medida, montagem que será apresentada amanhã, às 20h, no Teatro Pedro Parenti, em Caxias.

A peça mistura referências do clássico teatro elisabetano, em vigor na época de Shakespeare, com inserções da cultura pop contemporânea. O texto narra a história de um duque que forja uma viagem para se disfarçar de frade e ver se a lei está sendo cumprida pelo povo, evidenciando a hipocrisia das pessoas que estão no poder, violadoras das leis que elas próprias criam.

O diretor da comédia conta que alguns elementos clássicos são mantidos. O cenário lembra o teatro elisabetano, composto por três portas. Todo o elenco é masculino, remetendo à época em que era proibido que mulheres atuassem. Elenco este de atores renomados tanto no teatro quanto na televisão e no cinema, composto por nomes como Luis Salem, Nildo Parente, Alex Nader e Rodolfo Bottino.

– Eu sou um homem do Século 21, então não tem por que montar a peça como era na época do Shakespeare. É claro que eu penso na época Renascentista para montar o espetáculo, mas sempre com referências modernas. Até porque eu não quero que os jovens vão ao teatro e achem Shakespeare chato – explica o diretor.

Outro elemento curioso da montagem é o figurino, todo relacionado a roupas sadomasoquistas. O tema ganha realce em decorrência da repreensão da sexualidade na Idade Média, época em que engravidar uma mulher sem casamento marcado poderia levar a pessoa à morte, como acontece com um dos personagens da peça.

Para Gawronski, toda essa mistura de moderno e clássico é uma forma trazer um texto antigo para a estética contemporânea, mas a temática do espetáculo é atemporal.

– Shakespeare é muito simples, as questões que ele trata a gente leva pra vida toda. O texto é de 1604, mas dá para perceber que de lá para cá o ser humano ainda não mudou.

Fonte: www.clicrbs.com.br

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

There are 1 comments

  1. Ana Paula (paulistan |

    A musica do Queen `e tao maravilhosa e completa que serve para muitas coisas, tanto para serem tocadas em versões com orquestra clássica, como estarem no teatro, nos filmes, na televisão, nos musicais e até nos eventos esportivos. Também tanto talento da isso…. reconhecimento, fazer o que. Quem pode,pode….

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *