Yahoo fala no Live 8 & Queen

LONDRES – Vinte anos depois, ainda é considerado um dos maiores concertos de Rock ‘n’ roll de todos os tempos. Durante o Live AID, músicos de topo tocaram em espetáculos simultâneos em Londres e Filadélfia, foram assistidos por fas atraves das tvs ao redor do mundo e milhões de dólares foram levantados para vítimas da escassez na África.

Pode ser dificil para o concerto do mes que vem, o Live 8, também organizado por Bob Geldof, ser tao histórico, simpatico ou imprevisivel como o Live Aid 1985.

No tempo em que poucas pessoas possuíam computadores, quando telefone celular e e-mail não existiam para a maioria, os concertos de multi-artistas que duravam o dia todo, eram transmitidos ao vivo para o mundo.

Música popular e celebridades foram usadas para colocar a África no topo da agenda política, especialmente nos países mais ricos do mundo, e a audiência da TV foi calculada às 1.5 bilhão.

Posteriormente, os organizadores disseram que eles tinham aberto os corações de uma cínica e egoista geração, persuadindo muitas pessoas a doarem dinheiro ” até doer ” e levantando aproximadamente $80 milhões.

Na ocasião, Geldof disse: Morrer de vontade em um mundo de excessos, não só é intelectualmente absurdo, é moralmente repulsivo “.

De alguns modos, o estouro de humanismo provocado pelo concerto parece semelhante a corrente de doações que seguiram o desastre de tsunami deste ano na Ásia e África.

O Live Aid permanece famoso por seu logotipo, o braço de uma guitarra com o contorno da África como sua base, e pelas duas canções do tema: “Do They Know It’s Christmas?” por Band Aid and “We Are The World” por USA For Africa.

Assistindo o jogo de 4 DVDs dos concertos do Live Aid no Estádio de Wembley de Londres e o Estádio de JFK da Filadélfia, alguns dos destaques sao evidentes.

A audiência de Londres incluiu Príncipe Charles e Princesa Diana cujo matrimônio estava começando a se desfazer. Formalmente vestido, o par real foi fotografado nos postos ao lado de Geldof, o líder cabeludo dos Boomtown Rats.

Phil Collins fez manchete tocando pela primeira vez em Wembley, e voando então para a Filadélfia em um Concorde para tocar la também.

“Nós achamos que era possível. Eu sou um lunático, não? ” ele disse.

Na Filadélfia, estrelas como Jack Nicholson, Bette Midler e Chevy Chase apareceram no palco para apresentar muitos dos artistas, e juntou todo mundo fazendo comentários à multidão que promovendo ajuda para a África.

Algumas das cenas dos shows apressadamente organizados pareciam desorganizadas e pobremente ensaiadas. Mas o Queen conduzido pelo cantor Freddie Mercury, que morreria depois de AIDS, fez uma performance magnífica, com destaques de seis hits: “Bohemian Rhapsody,” “Radio Gaga,” “Hammer to Fall,” “Crazy Little Thing Called Love,” “We Will Rock You” and “We Are The Champions.”

Paul McCartney e U2 também derrubaram a casa.

Fãs da estrela de Tv de hoje Ozzy Osbourne, provavelmente riria em ver o cantor preponderante do grupo de heavy metal Black Sabbath andar no palco em roupa brilhante.

Como ela controlou o palco, uma Madonna jovem foi descrita como uma cantora vibrante, prometedora.

E Mick Jagger e Keith Richards, então separados, se apresentaram em cenas separadasno Live Aid, Jagger com Tina Turner e Richards with Bob Dylan.

Os concertos trouxeram três cenas do lendario festival de musica de 1969 Woodstock para o palco: Joan Baez; the Who; Crosby, Stills, Nash e Young. Neil Young, que tinha saido do grupo, usou o concerto para tocar novamente com a banda.

Ambos os concertos duraram todo o dia e noite. Eles aconteceram em estádios ao ar livre em tempo tão quente que muitos homens removeram suas camisetas, inclusive Jagger.

Live Aid foi organizado tao depressa no dia 13 de julho de 1985, com uma unica transmissão ao vivo, que só foram feitos os CDs e DVDs depois que “grade B” dos espetáculos foram achados e melhorados.

Algumas performances estavam perdidas no dia por causa do satélite ou deficiência de força. Quando um gerador acendeu durante a performance do The Who, só duas de suas quatro canções foram transmitidas.

O DVDs de hoje não incluem a o hit “Rat Trap” por Geldof’s Boomtown porque na sua excitação, ele arrancou o cabo do microfone de seu soquete e o seus vocais foram perdidos.

No dia 2 de julho, o Live 8 em Londres, Filadélfia, Paris, Berlim e Roma provavelmente serao melhor organizados pois eles acontecem em lugares menores, como o Museu de Artes da Filadélfia.

Sete das estrelas do Live Aid estarão de volta: Elton John, Madonna, McCartney, Sting, U2, Geldolf e Duran Duran. Todos eles menos Duran Duran se apresentarao no Hyde Park de Londres que também incluirá Coldplay Dido, Robbie Williams, R.E.M. e Mariah Carey.

Live 8 está sendo organizado antes um ápice pelo Grupo das Oito nações industrializadas na Escócia com o propósito expresso de tentar adquirir os líderes para aumentar ajuda para África que permanece muito pobre.

Geldof é famoso para falar abruptamente com líderes mundiais sobre as necessidades do continente, e por criticar a corrupção em alguns países africanos que foram um obstáculo para a angariação de fundos. Ele também reconheceu que mesmo pessoas que doam dinheiro para a África e simpatizam com suas necessidades podem sofrer fadiga de compaixão.

Mas Geldof deseja durante os protestos esperados no ápice do G-8, pedir por mais ajuda para a África ao primeiro-ministro britânico Tony Blair e o U2 cantor Bono pode fazer novamente da angariação de fundos pela África, uma prioridade mundial.
Fonte: [URL=http://queenzone.com]Queenzone[/URL]

Outras notícias

Capa DVD GHV2

Postado por - 2 de outubro de 2003 0
  Disk 1   1. A Kind of Magic (04.17) 2. I Want It All (04.01) 3. Radio Ga Ga…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *