Queen – Primeira banda de Rock aprovada pelo Irã

Freddie Mercury consegue selo focial de aprovação pelo Irã.

A banda de Rock Queen se tornou a primeira banda de rock a ser dada o selo oficial de aprovação no Irã com o lançamento do álbum Greatest Hits, uma fonte da compainha que lançou o álbum falou segunda-feira à AFP.
Mercury, que morreu de AIDS em 1991 era orgulhoso de sua ascendência Iraniana e suposta origem no zoroastrismo, que fizeram do Queen uma das bandas mais populares no Irã, mas a música ocidental é largamente desaprovada na república islã onde a homossexualidade é considerada um crime.
” Autoridades aprovaram as melodias que tiveram um tema social, enquanto omitindo as canções de amor” – disse um executivo da companhia.

O álbum contém hits como “Bohemian Rhapsody”, “Miracle” and “I Want to Break Free”.

Música ocidental é estritamente censurada no Irã e os que vendem música estrangeira precisam de uma licença especial, embora milhôes de cassetes e cds contrabandeados sejam vendidos em todo o país.

O álbum já está vendendo muito bem, ” É o primeiro álbum de rock legalmente no mercado e as pessoas estão surpresas e contentes por ver isto, tem as letras, não só a música” disse Akbar Safari, um vendedor no Tehran book and record store.

O cassete, enquanto valendo menos de um dólar americano, vem completo com folhetos explicativos que falam para os fãs de rock que “Bohemian Rhapsody” é sobre um homem jovem que matou alguém acidentalmente e, como Faust, vendeu sua a alma para o diabo. Na noite anterior à sua execução ele chama Deus em árabe, “Bismillah “, e assim recupera a sua alma de Satanás.

Outros artistas ocidentais a ter tido álbuns com canções selecionada e lançados no mercado Iraniano oficial são Elton John, Julio Iglesias e Gypsy Kings.

Também há livros contendo letras originais traduzidas por muitos cantores ocidentais como Leonard Cohen, Celine Dion e até mesmo Eminem, publicados para responder sempre a demanda crescente de uma nação onde 70 por cento da população tem menos de 30 anos.

fonte: [URL=http://brianmay.com]BrianMay Website[/URL]

Outras notícias

We will rock you

Postado por - 12 de maio de 2010 2
por Seth Wickersham, especial para a revista ESPN “Você veio de longe para conversar com o velhinho aqui?”, pergunta Brian…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *