Parlamento de Zanzibar proíbe a homossexualidade

O parlamento de Zanzíbar proibiu a homossexualidade
O congresso do país africano aprovou um projeto que estabelece penas de até 25 anos para os homens, e de até sete para as mulheres

NAIROBI. – O parlamento da ilha de Zanzíbar (a Tanzânia) aprovou uma lei que proíbe a homossexualidade e prescreve penas de até 25 anos de prisão para os homens, eles informaram hoje os meios de comunicação kenianos .

De acordo com a nova legislação, a pena máxima para as mulheres envolvidas em lesbianismo será de sete anos de prisão.

A lei que deveria ser promulgada até mesmo pelo governo da ilha, foi apoiado juntamente na Assembléia local partido governante Chama cha Mapinduzi e o oponente Frente Cívico Unido.

Porta-voz de “la Fiscalía General zanzibarí” observaram que a lei nova contra a homossexualidade tenta evitar que a cultura da ilha seja corrompida através de influências ocidentais.

Embora a sodomia e outros atos antinaturais ja sejam encarados como crimes naquela ilha do Oceano Índico, e uma lei herdada do regime colonial Britânico contemplava penas de até 14 anos de prisão para os homossexuais, a norma era dificilmente aplicada.

Zanzíbar que junto a Pemba e outras ilhas foi integrado em 1964 com a antiga Tanganika para formar a Tanzânia, continua gozando de um regime de governo autônomo que governa os assuntos internos com suas próprias leis.

Como ponto turístico privilegiado do Índico, Zanzíbar viu florescer nos últimos anos o chamado “turismo rosa”.

A presença crescente de homossexuais em Zanzíbar motivou uma reação forte dos líderes religiosos da ilha cuja população é em maior parte muçulmana.

De acordo com a imprensa local, os homens e mulheres homossexuais estão vivendo abertamente na ilha, apesar da legislação vigente e a tradicional atitude da maioria da população.

” O Governo de Zanzíbar quer deixar claro agora que este tipo de coisas são inaceitáveis em nosso país, desde que o Islã proíbe estritamente a homossexualidade “, Comentou a esse respeito o ministro de Assuntos Constitucionais, Adão Mwakanjuki.

O homofobia é um fenômeno presente em muitos países africanos onde a homossexualidade, além de ser um tabu, também é considerado um crime.

A parte continental da Tanzânia, e os vizinhos Uganda e Quênia também proíbem por lei a sodomia.

A chamada “costa suahili”, que se estende do sul da Somália até o norte de Moçambique, foi caracterizado, porém, sem embargos, por uma atitude tolerante desde que não haja bares gays, cidades litorais como Lamu e Malindi, no sudeste de Quênia, são os destinos populares dos turistas homossexuais.

Entre os grupos que apoiaram uma lei mais rígida contra a homossexualidade se encontra “la Sociedad para la Concienciación Islámica” que também pediu que se fechem os bares localizados em lugares residenciais, mencionando também que o islam proíbe bebidas alcoólicas.

Nascido em Zanzíbar o mais famoso do mundo foi o Freddie Mercury, nome artístico de Farok Bulsara que nasceu naquela ilha em 1946 e alcançou fama mundial como cantor do grupo Queen . Mercury era homossexual e morreu vítima da AIDS em 1991.

Fonte: EFE

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *