Quarenta discos que fazem quarenta anos

Enviada por: Alexandre Portela
Data: 20/08/2013 20:20:29
Postado em: QN Tube, Top Chart

Enquete reúne os quarenta álbuns mais importantes lançados em 1973, nacionais e internacionais.

QUEEN – Álbum de estreia da banda liderada por Freddie Mercury traz os dois primeiros singles do grupo, “Keep Yourself Alive” e “Liar”

A enquete contou com 40 jurados de diversas áreas, personalidades da música, cinema, literatura, teatro, televisão, artes visuais e cultura.

Danilo Gentili que votou no álbum Queen comentou: “Longe de ser o melhor disco deles, nem fez tanto sucesso. Na verdade, é um álbum bem imaturo, de uma banda nova que procurava sua identidade. Mas, porr*, é o Queen! Não fosse esse disco, não teríamos todo desenrolar da carreira de uma das maiores bandas de rock. Foi o início de tudo. Só por isso, leva meu voto”.

 CLÁSSICO MUNDIAL

Na disputa internacional, com 12 votos, o vencedor foi “The Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd, que já teve mais de 50 milhões de cópias vendidas pelo mundo.

“Ouvir esse disco pela primeira vez no meu Fusquinha numa tarde chuvosa descendo a serra a caminho da praia nunca mais saiu da minha cabeça. Nem era preciso acender nada para gostar dele e ouvi-lo sem parar”, lembra o cineasta Fernando Meirelles.

O segundo colocado, com sete votos, foi “Catch a Fire”, considerado o disco mais importante da história do reggae por ter projetado o som de Bob Marley & The Wailers da Jamaica para o mundo.

“Em 1973, vivia exilado no Chile e, depois do golpe militar, fui morar na Suécia. Pela primeira vez, tive saudade do Brasil e da Bahia. Marley foi o que me fez chorar e sentir o exílio”, diz Juca Ferreira, secretário municipal da Cultura de São Paulo.

Em terceiro, com quatro votos para cada, empate entre “Berlin”, de Lou Reed, e “Band on the Run”, de Paul McCartney com os Wings.

A quarta posição ficou com “Killing me Softly”, de Roberta Flack, com três votos.

“Quando comecei a trabalhar com a Roberta, ela começou a fazer sucesso. Mesma coisa com a Björk, com o Milton… Coincidência”, diz Eumir Deodato, que fez os arranjos de cordas do álbum.

Ainda receberam um voto Tom Waits, Rolling Stones, New York Dools, Queen, The Who, Iggy Pop & The Stooges e Susi Quatro.

Nacionais

João Gilberto
Pérola Negra
Secos & Molhados
Milagre dos Peixes
Todos os Olhos
Matita Perê
Krig-Há Bandolo!
Novos Baianos FC
Elis Regina
Chico Canta
Nelson Cavaquinho
Tim Maia
Nervos de Aço
Índia
Manera Fru Fru, Manera
Missa Breve
Origens
Luiz Gonzaga Jr.
João Bosco
A Música Livre de Hermeto Pascoal
Ou Não *

Internacionais

The Dark Side of the Moon
Catch a Fire
Berlin
Band on the Run
Killing me Softly
Goats Head Soup
The New York Dolls
Closing Time
Queen
Quadrophenia
Mind Games
Aerosmith
Greetings from Asbury Park, N.J.
Aladdin Sane
Goodbye Yellow Brick Road
Houses of the Holy
Diana & Marvin
Sabbath Bloody Sabbath
Aloha from Hawaai: Via Satellite
Billion Dollar Babies

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br





Deixe um comentário: