Qual é a melhor cópia?

Enviada por: Administrador
Data: 15/05/2010 14:45:01
Postado em: Queen News

Projeto sergipano que foi ampliado para o resto do Nordeste, o Coverama – maior festival de bandas cover do Brasil – chega a sua final amanhã em Fortaleza com “imitações” de seis bandas renomadas

Num duelo musical em busca de R$ 1.500, gravação de videoclipe e CD, além de cursos musicais e manutenção de todos os instrumentos da banda, os ingleses do Queen, os finlandeses do Nightwish, os norte-americanos do Alice in Chains e os brasileiros de Sepultura, Raimundos e Pitty se enfrentam em palcos cearenses pela primeira vez na história. Não, espera. Essas bandas já tem tudo isso. Tem algo de errado aí?

A verdade é que os representantes do Reino Unido, Estados Unidos e da Escandinávia não estarão pela primeira vez no Estado & muito menos os vocalistas Freddy Mercury (Queen) e Layne Staley (Alice in Chains), que morreram, respectivamente, em 1991 e 2002. Nem mesmo voltam ao Ceará os mineiros, baianos ou brasilienses, no Coverama Ceará, todas as bandas que competem são autenticamente cearenses.

Com a promessa de ser o maior festival de bandas cover de todo o Brasil, o Coverama apresenta sua fase final amanhã (domingo, 16) com a apresentação dos “imitadores“ de Sepultura (Devil-s Drink), Alice in Chains (Soulshine), Queen (Killer Queen), Raimundos (Nariz de Doze), Nightwish (Evernight) e Pitty (Tio Roy), escolhidos durante as três fases preliminares. “Foram três eliminatórias, cada uma com seis bandas e, de acordo com o voto do público, duas de cada fase se qualificaram para a grande final, neste domingo“, explicou Liana Marinho, produtora do festival.

“Houve uma divulgação pela cidade para que as bandas cover ficassem sabendo do festival. Eles nos mandaram material – para a produção escolher – e nós julgamos a qualidade do grupo e até mesmo caracterização, em casos de empate“, disse Liana. O processo é o mesmo que ocorreu nas quatro edições sergipanas do evento, da qual o Coverama Ceará “faz o cover“. O plano agora é de estender o projeto para todo o Nordeste.

Uma das seis finalistas é a Killer Queen, que há dois anos “imita“ os ingleses do Queen. A responsabilidade de encarnar Freddy Mercury nos palcos fica a cargo de Ítalo Arruda que, apesar de participar de vários outros projetos (assim como os outros integrantes), tem a Killer Queen como sua “menina-dos-olhos“. “A gente tem um repertório de 45 a 50 músicas deles, então nem precisamos ensaiar tanto o som. Nosso foco mesmo é tentar pegar todos os trejeitos, imitar toda a indumentária do Queen“, disse o vocalista.

O Coverama também alimenta o sonho de que o ídolo ouça os trabalho dos fãs. É o que conta Eliocir Andrade, que vai se apresentar com a banda Tio Roy em seu cover da Pitty. O grupo que toca “de Vanessa da Mata a Guns n- Roses”, vem se especializando no som da roqueira baiana e viu o Coverama Ceará como sua grande oportunidade. Afinal, como já diz o lema do festival, “Se quer copiar, copia direito”.

OS IMITADOS

Alice in Chains
Formada em 1987, em Seattle (EUA), a banda foi um dos maiores expoentes do grunge rock no mundo. Apesar da morte do vocalista original, Layne Staley, em 2002, a banda retornou em 2005 e gravou um novo álbum em 2009.

Nightwish
Um dos maiores nomes da música finlandesa e do metal sinfônico no mundo, a banda foi fundada em 1996. Misturando um fundo de canto lírico com uma roupagem metaleira, uma das marcas da banda é o forte vocal feminino.

Pitty
Depois de longa trajetória no underground, roqueira baiana formou sua banda em 2003 conquistando massivo sucesso de público com seu primeiro CD Admirável Chip Novo. Em oito anos de uma sólida carreira, a banda vem ajudando a inserir a Bahia no mapa do rock, e não só do axé.

Queen
Uma das maiores bandas da história do rock, o Queen foi formado oficialmente em 1971 e vendeu mais de 400 milhões de CDs no mundo todo. Com seu estilo de “rock de arena“, a banda sofreu a perda de seu líder Freddy Mercury em 1991, mas continua até hoje fazendo shows especiais.

Raimundos
Formada em 1987 em Brasília, a banda começou justamente como cover (dos Ramones) até atingir o sucesso com seu rock escrachado. Continua em atividade até hoje, depois de diversas mudanças de formação.

Sepultura
Banda de rock brasileira de maior sucesso no mundo, o Sepultura foi formado em 1984 pelos irmãos Igor e Max Cavalera. A banda de death metal segue em atividade até hoje com apenas um dos seus membros originais: o baixista Paulo Jr.

SERVIÇO
COVERAMA CEARÁ
Final do festival com a participação de bandas cover de Sepultura, Queen, Raimundos, Alice in Chains, Pitty e Nightwish. Amanhã, a partir das 16 horas no Reggae Club (rua José Avelino, 508 & Praia de Iracema). Abertura com show cover da banda System of a Down (DDevils) e encerramento com o grupo Upload. Ingressos à venda na loja Lan Graf do Shopping Iguatemi (avenida Washington Soares, 85 & Água Fria) e no local. Preço: R$ 10. Outras Informações: (85) 8667.0007.

NÚMEROS

80 mil É O PÚBLICO TOTAL ACUMULADO NA HISTÓRIA DO EVENTO
1.200 VOTARAM PARA ESCOLHER OS FINALISTAS
2.000 MÚSICOS JÁ SE INSCREVERAM PARA AS CINCO EDIÇÕES DO FESTIVAL, COM 195 BANDAS SUBINDO NOS PALCOS

Fonte: www.noolhar.com





Deixe um comentário: