Barcelona – The Special Edition em Setembro de 2012

Enviada por: Alexandre Portela
Data: 10/07/2012 22:40:21
Postado em: Queen News

A Island Records está em orgulhosa em anunciar o lançamento da edição especial de aniversário de 25 anos do clássico álbum Barcelona de Freddie Mercury e Montserrat Caballé em 03 de setembro de 2012. 25 anos após o lançamento original do single, o trabalho mais audacioso de Freddie Mercury, gravado em colaboração com a soprano de ópera espanhola Montserrat Caballé, terá um re-lançamento especial, desta vez em um completamente novo retrabalhado e regravado orquestrado trabalho. A versão especial de aniversário de Barcelona – The Special Edition será lançado em 3 de setembro de 2012, chegando em torno do que seria o aniversário de 66 do cantor.

O álbum Barcelona original, nome da cidade espanhola que iria sediar as Olimpíadas em 1992 e para os quais Mercury tinha sido convidado a escrever a canção tema, tornou-se o último trabalho solo que Mercury completou. O título também foi uma homenagem à cidade natal de sua amada parceira de gravação Montserrat Caballé com quem Freddie se cativou e tinha planejado cantar em conjunto a canção-título na cerimônia de abertura do Jogos Olímpicos de 1992. Infelizmente Mercury faleceu oito meses antes que isto pudesse acontecer.

Mas o álbum deu a Mercury, postumamente, um recorde de vendas e alta posição nas paradas quando a música Barcelona foi escolhida pela BBC TV como sua música-tema para a sua cobertura das Olimpíadas.

Uma das colaborações musicais mais audaciosos e inovadores da década de 1980, Barcelona foi para Freddie a personificação de sua fantasia de longa data de combinar rock e ópera e realizar seu sonho de colaborar com a mulher que cuja voz o encantou desde a primeira vez que ele a ouviu. Após mostrar sua vontade de gravar com ela a Jim Beach, que prontamente marcou uma primeira reunião entre os astros no hotel Ritz, em Barcelona, Freddie levou consigo o pianista/arranjador, Mike Moran, juntamente com uma gravação demo que tinha preparado para Montserrat intitulada Exercises in Free Love, que Freddie tinha cantado em falsete imitando sua voz. No momento em que ouviu, Montserrat adorou e perguntou: “Eu poderia cantá-la no próximo domingo no meu recital no Covent Garden?” Eles ensaiaram e então, assim, o álbum Barcelona nasceu.

Agora, completando o círculo entre o primeiro encontro entre Freddie e Montserrat, esta nova edição traz para o álbum, pela primeira vez, como uma faixa extra a performance original de Freddie para Exercises in Free Love, que Montserrat ouviu no jardim do Ritz e formou a semente da sua colaboração.

A edição especial de Barcelona estará no centro de uma onda nova de interesse no trabalho do cantor que morreu em Novembro de 1991 cujo aniversario, em sua memória, está marcado todos os anos como o Freddie For A Day, um dia de angariação de fundos contra o HIV/AIDS

A versão especial recriada do álbum Barcelona está sendo saudada como a versão que Mercury queria fazer na época: com uma orquestra sinfônica completa. Mercury gravou seu álbum original quase inteiramente nos teclados. Esta edição especial de 2012 substitui os arranjos sintetizados de Mercury e de seu co-escritor e produtos Mike Moran por uma completa partitura orquestral sinfônica realizado pela FILMharmonic Orchestra, Praga, uma das mais procuradas orquestras de pós-gravação da Europa Central, com os principais membros das orquestras checas (Czech Philharmonic, Prague Symphony).

O convocado para transcrever e re-orquestrar as faixas de Mercury e Montserrat Caballé incluídas no álbum original foi o arranjador e diretor musical Stuart Morley, cuja ligação com o Queen e Mercury se inicia com seu papel no musical de sucesso da banda, We Will Rock You. Morley é o cerne desta nova edição especial do álbum, ao lado do engenheiro de som do Queen, Kris Fredriksson, Morley é também seu produtor.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=k1Umy0azDV0]

Além da pontuação orquestral realizada pela Prague FILMharmonic Orchestra, outros instrumentos ao vivos foram adicionados pela primeira vez. Naoko Kikuchi, um dos poucos tocadores de koto no mundo ocidental, voou especialmente para Londres para adicionar o antigo instrumento oriental em La Japonaise. Rufus Taylor, filho de Roger Taylor, substituiu as baterias sintetizadas em The Golden Boy e How Can I Go On, com percussão ao vivo. How Can I Go On também tem um novo solo de violino do clássico violinista David Garrett junto ao baixo original de John Deacon.

Barcelona – The Special Edition é finalmente o álbum que deveria ter sido. O mundo, sem dúvida, vai redescobrir e se apaixonar por tudo novamente. A única desvantagem é que o visionário por trás desta obra-prima não está, infelizmente, mais ao nosso lado para ouvir tudo isso também.

O álbum estará disponível em CD & CD Deluxe, vinil e formatos digitais, incluindo áudio bônus e DVD de extras. Veja lista de faixas:

  • CD & Deluxe CD e Digital
BARCELONA – THE SPECIAL EDITION
NOVO ÁLBUM ORQUESTRADO
  1. Barcelona
  2. La Japonaise
  3. The Fallen Priest
  4. Ensueno
  5. The Golden Boy
  6. Guide Me Home
  7. How Can I Go On
  8. Exercises In Free Love
  9. Overture Piccante
Bonus Track

10. How Can I Go On feat. David Garrett

  • DELUXE ALBUM – 3 CDs & 1 DVD
Disco 1 – Barcelona – The Special Edition – Novo álbum orquestrado:
  1. Barcelona
  2. La Japonaise
  3. The Fallen Priest
  4. Ensueno
  5. The Golden Boy
  6. Guide Me Home
  7. How Can I Go On
  8. Exercises In Free Love
  9. Overture Piccante
Bonus Track

10. How Can I Go On Feat. David Garrett

Disco 2: The Best of the Rarities & Session Out-takes:

  1. Exercises In Free Love (1987 B-side)
  2. Barcelona (Early Version: Freddie’s Demo Vocal)
  3. La Japonaise (Early Version: Freddie’s Demo Vocal)
  4. Rachmaninov’s Revenge (The Fallen Priest) (Later Version: Freddie’s Demo Vocal)
  5. Ensueno – Monsterrat’s Live Takes
  6. The Golden Boy (Early Version: Freddie’s Demo Vocal)
  7. Guide Me Home/How Can I Go On (Alternative Versions)
  8. How Can I Go On (Alternative Piano Version)

Disco 3 – DVD:

  1. Ku Club Ibiza Performance – Barcelona
  2. La Nit Barcelona Performance:
  • Barcelona (5m46s)
  • How Can I Go On (3m58s)
  • The Golden Boy (5m58s)

3. Barcelona – Classic Video (4m25s)
4. Barcelona – The Special Edition (EPK)
5. Barcelona – 2012 edit by Rhys Thomas (4m49s)

Disco 4 – Barcelona – The Special Edition (Versão orquestral do álbum)

BARCELONA – The Special Edition Créditos

Orquestrações por Stuart Morley.
Baseado nos arranjos originais de Mike Moran e Freddie Mercury.
FILMharmonic Orchestra, Praga
Conduzido por Adam Klemens.
Contratante Musical: Petr Pycha.
Exceto Exercises In Free Love conduzida por Stuart Morley.
Produzido por Kris Fredriksson e Stuart Morley.
Produção original por Freddie Mercury, Mike Moran e David Richards, exceto Exercises In Free Love, produzida originalmente por Mike Moran.
Todas as músicas escritas e compostas por Freddie Mercury e Mike Moran, exceto as letras de Ensueño, escritas por Montserrat Caballé e as letras de The Fallen Priest e The Golden Boy, escritas por Tim Rice.

Barcelona – The Special Edition chega ao mesmo tempo, teremos o lançamento do novo e importante documentário The Great Pretender e do recém-criado livro ilustrado Freddie Mercury: The Great Pretender – A Life in Pictures. O livro também inclui um CD adicional com uma rara entrevista por Mary Turner em que Freddie candidamente discute sua vida de estrelato.

Freddie Mercury
Freddie For A Day
QueenOnline
Brian May

Fonte: http://queenbrasil71.blogspot.com.br
Dica de: Roberto Mercury




2 comentários:

  1. Alguém sabe como posso comprar o DVD aqui no Brasil? Tenho visto somente em sites de lojas na Europa. Aqui temos só o CD…

  2. Camila em 27/01/2013 às 22:29
  3. O que houve em 87 que não permitiu que a orquestra gravasse o arranjo?

  4. Erick Rabello em 25/11/2012 às 20:42

Deixe um comentário: