Queen em matéria da Globo: O espírito do rádio

Enviada por: Administrador
Data: 03/02/2010 23:56:31
Postado em: Queen News

Estávamos ainda no começo dos anos 80 e a música pop ganhava cada vez mais espaço na televisão por causa de alguns fantásticos videoclipes. Era a época em que Michael Jackson entrou para a história ao interromper a rotação do planeta com “Thriller” – quem foi que não parou tudo o que estava fazendo para ver, embasbacado, o balé dos zumbis? Tudo indicava um futuro brilhante, mas o Queen de Freddie Mercury alertava: se tudo continuar assim, o que será do nosso velho amigo rádio? Paradoxalmente, a canção “Radio Ga Ga” (sim, Lady Gaga tirou seu nome daí) tinha um belo videoclipe, com cenas de um clássico do cinema mudo, Metropolis. Foi um grande sucesso num canal de TV americano que começava a ganhar muita audiência exibindo só videoclipes. Mas não dava para ignorar o apelo da letra: “Então, [rádio] fique por aí, porque podemos sentir sua falta / Quando ficarmos cansados de tantas imagens”.

Música pop e imagem sempre andaram de mãos dadas, a verdade é essa. O rebolado de Elvis Presley, os terninhos e cortes de cabelo dos Beatles… Sem eles, a revolução do rock jamais teria acontecido. E mesmo o Queen descobriu o poder dos videoclipes bem antes de muita gente, ao fazer um filminho bem teatral para divulgar a música “Bohemian Rapsody”, lá ainda nos anos 70. Hoje em dia, embora algumas de suas músicas sejam realmente boas, é difícil imaginar Lady Gaga, Beyoncé, Rihanna e Britney Spears sem imagens – os paparazzi que o digam. Essas moças são entidades pop que, de vez em quando, a gente lembra que também cantam. Uma boa hora para pensar um pouco no que Freddie Mercury dizia em “Radio Ga Ga”. Será que perdemos a capacidade de nos encantarmos pela música simplesmente pela música?

Sugiro, então, um exercício: Da próxima vez em que você estiver inquieto, apaixonado, solitário, feliz pra caramba ou um tanto desesperançado, busque a rádio com a programação que melhor case com o seu estado de espírito. Não é difícil achar: na internet, então, há incontáveis opções. Só você e a música, deixe a imaginação fluir – não há nada a perder, só a ganhar. Uma das minhas diversões favoritas é ouvir rádios de flashback e soft rock. Algumas das mais belas canções pop já escritas, cantadas com muito sentimento e arranjadas com todo o bom gosto possível. A mente viaja, você recorda amores, atualiza sonhos e, por instantes, recobra a sanidade mental num invólucro musical inexpugnável. Isso, sem deixar de fazer o que se está fazendo, seja lá escrever, atender os clientes num balcão ou escovar os dentes.

O rádio, tal qual se conhecia, não existe mais. Outras mídias se encarregaram de trazer as novidades musicais, as estações trocaram as ondas eletromagnéticas pelo fluxo de bytes da internet e todo mundo hoje em dia tem um tocador de MP3. Mas o espírito do rádio, esse eu posso garantir que não morreu – para a alegria de Freddie Mercury, que está aí, mais vivo do que nunca, em suas canções. O rádio está lá, por exemplo, quando você faz uma bem servida seleção musical, deixa o MP3 no shuffle e vai em frente com a sua vida. Porque tem coisas que a música – e só a música – podem te dizer. De preferência, ao pé do ouvido.

Fonte: domingaodofaustao.globo.com
Enviado por: Larissa Uchôa




9 comentários:

  1. Profundo… E totalmente correto.

  2. Ale sp em 23/12/2010 às 17:15
  3. Parabens Queen boa materia (chorando)….Radio Ga-ga é a melhor musica deles pra mim

  4. Ian em 07/02/2010 às 2:28
  5. Cade o Tour 2010??????????????????????

    eu sei q naum tem nada a ver com a materia! mais Roger e Bri falaram que ia ter Tour!

    Quero Tour 2010!

    É, Queen sempre ta como influencia…. também, os caras sabiam fazer musica DE VERDADE! 😀

  6. Paulo Panucci (Queen em 06/02/2010 às 13:59
  7. ótima essa matéria.

  8. Ataliny em 05/02/2010 às 17:57
  9. AMEEEI!!! Freddie é citado sempre nas melhores entrevistas!! O MUNDO NAO VIVE SEM QUEEN!!!

  10. VickMay em 05/02/2010 às 15:48
  11. Uma boa hora para pensar um pouco no que Freddie Mercury dizia em “Radio Ga Ga”.

    deveriam colocar Roger Taylor ali né rs mas ok, NADA na vida supera o Queen!

  12. em 04/02/2010 às 18:54
  13. Não existe nem existirá nenhuma banda que se compare ao Queen…Bate uma saudade de Freddie :'( beijos…

  14. dariane em 04/02/2010 às 10:00
  15. Ameiiiiiii demais!!!!!!!!!!!!!!

  16. manu92 em 03/02/2010 às 21:09

Deixe um comentário: