Freddie Mercury é citado em artigo sobre o Jubileu de Elizabeth II

Enviada por: Alexandre Portela
Data: 02/06/2012 16:21:58
Postado em: Queen Outros

Súditos de Elizabeth 2ª celebram jubileu em busca de identidade nacional
Comemorações dos 60 anos de reinado vêm com dúvidas sobre como essa era será lembrada na história

Ao comemorar os 60 anos de reinado de Elizabeth 2ª, os britânicos tentam definir sua época. A era da primeira Elizabeth  (1558-1603) é lembrada como a dos poetas e aventureiros. A era vitoriana (1847-1901), a da ciência e do Império Britânico “onde o sol jamais se põe”.

Elizabeth 2ª, que chegou ao trono no pós-guerra, viu o declínio do Império e a perda do poder geopolítico inglês. Sua coroação coincidiu com a conquista do Everest. O jornal “Daily Express” bradou: “Tenha orgulho de ser britânico hoje”.

Em 60 anos, as mudanças foram imensas. Talvez a maior delas, além da descolonização, seja a transformação da sociedade, hoje uma mistura étnica, racial e religiosa que para nós, brasileiros, é inata.

Só a nova era elizabetana poderia ter ícones mestiços, como Freddie Mercury (Zanzibar) e Shirley Bassey (Nigéria). Hoje,  10% das crianças têm etnicidade misturada. Na nova era, mulheres têm voz, da princesa Diana e Margaret Thatcher à escritora J.K.Rowling.

O ex-Império precisa decidir sobre a integração à Europa. A questão se arrasta há décadas e envolve mais que fronteiras, libra, ou a troca simbólica do chá pelo café.

Até essas questões se esclarecerem, os súditos saúdam sua rainha com um feriadão de cinco dias e muita festa popular.

 

Para ler a matéria completa Clique Aqui

 

Fonte: www.ndonline.com.br
Dica de: Roberto Mercury




Um comentário:

  1. GOD SAVE THE QUEEN!!
    …… since it did not save the Freddie!!

  2. scmr em 03/06/2012 às 11:23

Deixe um comentário: